quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

O Teatro Santana

Rua Boa Vista e Rua 24 de Maio:

No dia 23 de agosto de 1873, e inaugurado o Teatro Provisório Paulistano, situado em um casarão, na Rua Boa Vista, alguns anos depois e vendido ao industrial Antônio Álvares Penteado, que manda demoli-lo, para construir outro teatro em seu lugar.
E na noite de 26 de maio de 1900 inaugura o Teatro Santana, grandes artistas e importantes companhias passaram pelo palco dessa casa de espetáculo desde sua inauguração, ate por volta de 1912 quando foi demolido, para a construção de um viaduto ligando a rua Boa Vista ao Páteo do Colégio.
Antônio Álvares Penteado, transfere o Teatro Santana para a Rua 24 de Maio para um edifício projetado por Max Hehl, um prédio pequeno e elegante, com três bares, inaugurado em 25 de abril de 1921, que era alugado diretamente para as companhias teatrais, sem empresários pelos herdeiros de Antônio, Conde Sílvio Álvares Penteado e Armando Álvares Penteado.
Com capacidade para 1.336 pessoas, o Theatro Sant'Anna, como estava escrito na fachada, foi inaugurado pela Companhia Italiana de Opereta de Clara Weiss e apresentou grupos famosos como o de Palmira Bastos, Adelina Abranches e Amélia Rei Colação.
O Teatro Santana da Rua 24 de Maio funcionou ate 1957, após um ano de luta, protestos e apelos, os representantes da classe artística não conseguiram preservar o teatro, que foi demolido nos anos seguintes.
Quando da demolição foram vendidos pequenos lustres, jarros e tapetes e vários objetos que serviriam de lembrança dos bons tempos da casa, mas lamentavelmente seu grande lustre de mais de uma tonelada foi despedaçado e vendido como sucata.
No local foi depois construído um edifício comercial ocupado por vários anos pelo Magazine Mesbla S/A. uma das mais importantes lojas de departamento do pais só perdendo em popularidade para o Mappim.
Com o fechamento da Mesbla o prédio ficou desocupado por vários anos, sendo hoje ocupado pelo SESC 24 de Maio.
fontes: acervo.estadao. jeocaz.wordpress
fotos: acervo.estadao.
Teatro Santana, na rua Boa Vista, em 1910. Aurélio Becherini/Estadão


2 comentários:

  1. Matéria interessante, mas há um equívoco: o lote do antigo Teatro Santana não é o que foi ocupado por Mesbla/SESC, que se localiza na esquina da rua Dom José de Barros.
    O Teatro se situava no meio da quadra, com fundos para a rua Barão de Itapetininga. No lote foram construídos dois edifícios, conectados por galerias no térreo. Um deles, voltado para a rua 24 de Maio, é o da Galeria R Monteiro, projeto do arquiteto Rino Levi.
    Consultem o mapa SARA Brasil de 1930 - folha 51-7 - onde o Teatro está identificado e localizado.
    Abraço.
    Walter Pires - arquiteto - Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo

    ResponderExcluir
  2. WALTER PIRES - Parabéns pela sua observação... a Localização era onde hoje está o Edifício com a Galeria R. Monteiro, na Rua 24 de Maio, e fundos para a Rua Barão de Itapetininga = 07/MAR/2022 Marcos Eduardo Alves (desenhista e historiador)

    ResponderExcluir