segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Vale do Anhangabaú


Região do centro da cidade de São Paulo, situada entre os viadutos do Chá e o Santa Ifigênia, o ponto que separa o Centro Velho do Centro Novo da cidade de São Paulo.
Um espaço publico onde tradicionalmente se realizam espetáculos populares, manifestações e comícios políticos. 
Seu nome vem do Ribeirão do mesmo nome que nasce em algum ponto próximo a Av Paulista com o nome de Córrego Saracura que na altura da atual Praça das Bandeiras ao se juntar com os Ribeirão do Itororó, e Córrego Bexiga recebe o nome de Rio Anhangabaú.
Atualmente, o rio está canalizado e totalmente escondido.
O nome Anhangabaú em tupi significa, “água venenosa”, e os indígenas consideravam o rio maldito.
Atualmente, e na realidade uma extensa laje, um calçadão, sobre um entrocamento rodoviário, desempenhando papel importante na circulação de pedestres no centro da cidade. 
Esta plataforma está localizada aproximadamente dez metros acima do vale propriamente dito, de forma que permita a passagem subterrânea do tráfego rodoviário através do Complexo Papa João Paulo II. 
Serve de confluência com as Praça Ramos de Azevedo, do Patriarca, Largo de São Bento, e a Praça do Correio onde existe um terminal de ônibus urbano e ainda a Praça da Bandeira onde também existe um grande terminal de ônibus urbano.
E servido por duas estações do Metro, a São Bento na Linha azul norte sul e Anhangabaú na Linha vermelha leste oeste.
Com grandes jardins, varias obras de arte e três chafarizes, o Vale do Anhangabaú é hoje talvez o mais conhecido cartão postal do Centro de São Paulo.
E ainda o principal palco da Virada Cultural que acontece em vários pontos da cidade e foi o local onde ocorreu a maior manifestação publica do Brasil no comício da "Diretas Já"  
em 16 de abril de 1984, quando foi recebido mais de 1,5 milhão de pessoas.
Ate 1822 a região não passava de uma chácara pertencente ao Barão de Itapetininga e, depois, à Baronesa de Itu, onde eram vendidos agrião e chá, e a travessia era feita pela Ponte do Lorena, que ficava ao lado do Largo do Piques e infelizmente não existe maiores registro da ponte.
As Ruas Formosa e Barão de Itapetininga foram áreas doadas pelo barão quando ainda era proprietário da região.
Em 1877 foi idealizado o Viaduto do Chá, que só seria inaugurado em 1892 e resultou na desapropriação das chácaras no local, que ficou abandonado ate 1910, quando foi realizado o ajardinamento do Vale do Anhangabaú, transformando-o em um parque.
Em 1951 foi construída a passagem em desnível eliminando o cruzamento entre a Av. Anhangabaú e a Av São João que ficou conhecida como "O Buraco do Ademar"  que ficou por  37 anos, sendo posteriormente substituído por dois túneis homônimos de nome Papa João Paulo II.
No início da década de 1980, a Prefeitura de São Paulo realizou um concurso público para a remodelação da região. Os urbanistas Jorge Wilheim e Rosa Grena Kliass foram os vencedores, este projeto acabou arquivado e somente no final daquela década, foi resgatado quando era estudado o fim do Buraco do Ademar.
fonte: wikipedia
fotos: garoahistorica Pinterest barbosamarianna wikimedia amtonline saopaulo.sp. Online Quadros















2 comentários: