domingo, 4 de fevereiro de 2018

Cemitério de Animais no Ibirapuera.

União Internacional Protetora dos Animais, a mais antiga associação civil do Brasil.

Fundada em 1895 a UIPA tendo com seu primeiro presidente Ignácio Wallace da Gama Cochrane, e a mais antiga ONG em atividade no Brasil, mantinha um abrigo, que na época era chamado de asilo, um hospital e um cemitério de animais localizados na rua França Pinto, onde hoje está o Parque do Ibirapuera, e ali funcionou ate 1972 quando o então prefeito de São Paulo Figueiredo Ferraz determinou seu fechamento, mudando então para a Marginal do Rio Tietê, no bairro do Pari.
Logo apos sua inauguração a UIPA começou diversas atividades para angariar fundos para a construção do Hospital Veterinário, como bailes de gala e campanhas arrecadatórias, que eram amplamente divulgadas afim de conseguirem novos adeptos para a causa, com o mesmo fim eram também divulgadas todas as atividades da entidade como os animais recolhidos e atendimentos prestados e multas aplicadas.
O Hospital Zoophilo de São Paulo foi inaugurado no dia 15 de novembro de 1929 e a unidade foi chamada de Pavilhão Dr. Marcello Thiollier e juntamente com a  área de isolamento, asilo, administração  e o cemitério, ocupavam uma área de 13.200 metros quadrados.
O Cemitério também inaugurado na década de 1920,  funcionava igual ao de pessoas com lápides, túmulos e esculturas dos animais que ali estavam sepultados. 
Com a desativação a entidade levou para a nova sede o hospital,  o abrigo e administração e apenas uma escultura que fazia parte do cemitério, o restante foi destruído restando apenas dois túmulos como lembrança no próprio parque do Ibirapuera. 
Endereço atual da entidade:
Av. Presidente Castelo Branco Nº 3.200, próximo da Assoc. Portuguesa de Desportos.
Fonte: uipa.org.
Fotos: uipa.org. sãopauloantiga .wikimedia.org

 


Tumulo do pinguim 

Obra de Raphael Galvez Mestre do Liceu de Artes e Oficio..



Um comentário:

  1. esta cruz é um tumulo onde toda tumulo de cães também foi cemitério de pessoas o só é animais

    ResponderExcluir