segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Ladeira do Acú



Aqui começa a historia de uma das mais importantes avenidas de São Paulo,
a Avenida São João, ou Ladeira do Acú, Ladeira da Ponte do Acú, Estrada de Jundiaí, Ladeira de São João Batista, Ladeira de São João, e finalmente Avenida São João.
Em 1651, Henrique da Cunha Gago e Cristóvão Cunha. solicitam aos poderes públicos, na época era o procedimento usual para se conseguir um terreno, com requerimento nestes termos:
“Pedem os abaixos assinados a Vossas Mercês que lhes dêem a cada um trinta braços de chão no rócio desta vila, entre dois ribeiros chamados de Anhangobay e Yacuba, o qual o chão se começará a medir do caminho que vai para Piratininga de fronte do chão de João Pires e da banda de umas casas de Maria Morena, até outros trinta braços de quintal para a banda do ribeiro Yacuba.”
Yacuba ou Guaçu era um córrego que nascia em uma fonte na Ladeira de Santa Ifigênia, e ligava-se à um outro pequeno córrego  que vinha do Tanque do Zuniga, no atual Largo do Paissandú  indo desaguar no  Anhangabaú próximo ao atual Palácio dos Correios.
Assim uma  trilha que fazia a ligação dessas propriedades com a chamada colina histórica de São Paulo hoje conhecida como  Praça Antônio Prado, nascia, e também ligava a outra rua já existente na época e ate hoje conhecida pelo nome de Brigadeiro Tobias, um importante militar que ali residia com sua esposa a Marquesa de Santos, ex. amante de D.Pedro I.  
A partir desse que seria o inicio da avenida se ligava a “Estrada de Jundiaí”, que era utilizada pelos tropeiros que se destinavam ao interior da província.
A Pça Antônio Prado na época era conhecida como Largo do Rosário, pois ali ficava a antiga Igreja do Rosário,transferida depois para o Largo Paissandú.
Para transpor o Rio Anhagabay existia uma ponte com o nome de “Ponte do Acú”, que deu o nome a avenida que permaneceu com esse nome por quase todo o seculo XVIII.
Como 
Acú, significa em Tupi “Água Envenenada”; e o Anhagabay, significa “Águas Assombradas” ou Águas do Diabo”, e também o local era de matas e havia o perigo de assalto, pois era esconderijo de escravos fugidos e de assaltantes, sempre se fazia procissão 
a São João Batista tido por tradição como protetor das águas
Em vista disso o vereador Malaquias Rogério de Salles Guerra, o dia 28/11/1865, sugeriu a mudança do nome para Ladeira de São João Batista, depois simplificado para Ladeira de São João, que foi transformado em rua e depois avenida, a partir de 1910 ate 1937 varias reformas alargamentos e prolongamentos foram feitos.
Na décadas de 1980/90- com a reforma do Vale do Anhangabaú seu inicio foi modificado e transformado no  “Boulevard São João”.
Eternizada na musica "Sampa" de Caetano Veloso,

fontes: wikipedia .saopauloinfoco
fotos: .pinterest Iba Mendes b4kimoveis Apto.vc hagopgaragem miscelânea agendadeviagens















Nenhum comentário:

Postar um comentário