quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Igreja Rosário dos Homens Pretos  (Penha)

Bairro da Penha de França, Largo do Rosário.


A Capela de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, erguida em taipa por negros em 16 de junho de 1802, na época eles eram proibidos de entrar na outra igreja, a dos brancos.
Curiosamente a capela ao contrario da Igreja da Penha cuja 
construção era voltada para a Catedral da Sé, a capela dos negros foi construída exatamente atrás dela e voltada para a periferia, de costa para a Sé.

Essa e uma igreja que diferentemente de outras, pertencentes a Irmandade dos Rosários que se mantem ate hoje no mesmo local, a lendária Igreja do Rosário dos Homens Pretos, no centro da cidade de São Paulo, inicialmente foi erguida na Praça Antônio Prado, depois mudando para o Largo do Paissandu, e a de Guarulhos, que mudou para o largo do Rosário e a antiga igreja foi demolida para a construção de um calçadão.
A fim de arrecadar os fundos necessários para dar início à construção da pequena capela, os membros da Irmandade pediram esmolas pelas ruas da cidade durante cinco anos.
Poucos documentos sobre a ereção, (termo utilizado no universo das Irmandades, com significado de levantar, erigir, ascender) desta igreja foi encontrado, contudo é sabido que sua edificação foi executada por negros da então Irmandade de Nossa Senhora do Rosário que deixaram como marcas de seu testemunho de fé, as largas paredes de taipa da Igreja do Rosário.(SIMONE ALMEIDA DE OLIVEIRA).
A importância desta igreja para a cidade de São Paulo é derivada do fato de ter sido construída pela Irmandade dos Homens Pretos, um grupo fundado por negros escravizados no século XVIII. Seu significado transcende a simplicidade do edifício, feito em taipa de pilão e contando apenas com uma nave, capela-mor, galeria lateral e sacristia, devido à falta de recursos da Irmandade(Jornal do Patrimônio).
Com a finalidade perpetuar a lembrança dos antepassados que resistiram ao jugo da escravidão no Brasil e refletir sobre nossa história, a Comissão realiza desde 2002 a Festa do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França, que ocorre durante todo o mês de junho, sendo celebrado no dia 16 seu reconhecimento como templo católico, ocorrido em 1802.
Tombado em 1982 pelo  CONDEPHAAT. e em 1991 pelo CONPRESP.
fontes: wikipedia .basilicadapenha e (Trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em Gestão de Projetos Culturais) de Simone Almeida de Oliveira. 
fotos: MatCabral  Acervo do CONDEPHAAT; Movimento Cultural Penha Simone Almeida de Oliveira





1.973









Nenhum comentário:

Postar um comentário