terça-feira, 9 de maio de 2017

Capela dos Aflitos

Rua dos Aflitos, 70, acesso pela Rua dos Estudantes, Liberdade.

Construção iniciada em 1774 e inaugurada no dia 3 de outubro de 1775,onde o culto é dedicado à Nossa Senhora dos Aflitos, em taipa de pilão, possui acréscimos de alvenaria de tijolos e concreto armado que descaracterizaram a sua feição original, na época que São Paulo possuía cerca de 8.500 habitantes e quando as práticas de sepultamento eram muito distintas das de hoje.
Com quatro muros de taipaCemitério dos Aflitos era o local destinado para o sepultamento dos indigentes, escravos que não pertenciam à Irmandade do Rosário e para os condenados à morte na forca, também chamados de supliciados.
O local de sepultamento dependia da classe social a que pertencia o indivíduo: os mais ricos, membros da elite e do clero eram enterrados no interior das igrejas católicas ou até mesmo em seus adros (lateral das igrejas para os mais pobres) e dependendo da procura, cobravam taxas altíssimas para receberem os corpos.
Em 1858, com a abertura do Cemitério da Consolação e com a proibição, tanto dos sepultamentos no Cemitério dos Aflitos, quanto dos sepultamentos no interior das igrejas, foi fechado, os despojos retirados e a área loteada pelas autoridades eclesiásticas que conservaram apenas o beco e a capela. 
Hoje somente a capela deste encontra-se preservada, recebendo o nome de Capela dos Aflitos, localizada no fim do beco, com o mesmo nome.
Tombado pelo Condephaat em 25/10/78.
fontes: cultura.sp wikipedia
fotos: Gabrielagk cultura.sp





Nenhum comentário:

Postar um comentário