Rua Marques de Paranaguá nº 111, Consolação
O antigo Instituto de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientae foi criado em 1932 e ocupava salas do Colégio Des Oiseaus, ,transformou-se no Instituto Superior de Filosofia, Ciência e Letras Sedes Sapientae em 1933, sendo reconhecida oficialmente como faculdade em 1937, com vistas a possibilitar a continuidade dos estudos das alunas, foi a primeira faculdade de filosofia do país aprovada pelo Governo Federal.
Em 1946, passou a integrar a Pontifica Universidade Católica, com o nome de: "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Sedes Sapientiae da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Projeto do Arquiteto Rino Levi, profissional de grande relevância para a arquitetura moderna brasileira, construção iniciada em 1941, com jardins projetados por Burle Marx.
O conjunto, formado por bloco de auditório, pensionato, corpo destinado ao ensino implantado em torno do pátio interno, foi previsto para abrigar um programa misto de pensionato ou externato, tendo sido considerada questões como conforto e insolação adequada para dormitórios e salas.
Na década de 1970, houve a extinção dos cursos lecionados neste edifício até então, passou a funcionar ali o Centro de Ciências Matemáticas, Físicas e Tecnológicas (CCMFT) da PUC-SP, o que vigora até hoje.
Tombado pelo Condephaat em 02/11/10.
Em 1974, a mantenedora da clínica psicológica adquire um terreno na Rua Ministro Godói, em Perdizes, amplia a clínica e funda o (novo) Instituto Sedes Sapientiae: núcleo totalmente voltado para a área de psicologia, passando a oferecer não somente atendimento, mas também cursos de graduação, especialização e outros em funcionamento até hoje no mesmo endereço, em Perdizes.
fontes: cultura.sp wikipedia
fotos: Ana Júlia Cano cultura.sp googlemaps
Nenhum comentário:
Postar um comentário