Mercado Municipal de Santo Amaro
Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes
Em 1893, o intendente municipal Luiz Gonzaga de Miranda Guerra publicou o edital da obra, e em 1896, o empreiteiro Alfredo Formigoni iniciou a construção, orçada pelo valor de nove contos, quinhentos e trinta e oito mil réis, conforme consta do processo de tombamento.
Construído em alvenaria de tijolos, o edifício tem influências mouriscas, e é o último remanescente da arquitetura do final do século passado (XIX) ainda existente em Santo Amaro.
Em 1903, o Mercado Municipal sofre a sua primeira reforma, sendo adicionados a sua construção original mais uma cúpula e dois puxados laterais, que remonta a forma oitavada do do mercado.
Em 1954 na Rua Ministro Roberto Cardoso Alves com a Rua Padre José de Anchieta foi construído o novo Mercado Municipal de Santo Amaro, inaugurado em 1958.
O antigo predio ficou se uso por algum tempo e foi usado como deposito da prefeitura, Posto de Saude e ate como Serviço Funerario.
Em 1972 o edifício foi tombado pelo DPH (Departamento do Patrimônio Histórico) e pelo CONDEPHAAT na resolução 16705/70.
Em 1989, a Secretaria de Cultura de São Paulo tornou o espaço a atual Casa da Cultura de Santo Amaro, lar da Comunidade Samba de Vela, e abriga diversos movimentos culturais todos os dias da semana.
Às segundas-feiras a Comunidade Samba da Vela promove shows noturnos, com aulas de instrumentos e ensaios e ainda oficinas de teatro vocacional e música, mostra literárias, bailes para a terceira idade e oficinas de canto.
fontes: cultura.sp wikipedia
fotos: cultura.sp wikipedia google
Nenhum comentário:
Postar um comentário