quinta-feira, 11 de maio de 2017

Jockey Club de São Paulo
Av. Lineu de Paula Machado nº 1263, Morumbi


Por volta de 1860, já existia corridas de cavalos na cidade de São Paulo, eram realizadas no local onde hoje e o Parque São Jorge, e na atual Praça Princesa Isabel,e eram atrações das feiras de pecuária comuns aquela época.
O jornal Província de S. Paulo em 14 de março de 1875 anunciou a fundação do jóquei. A Corte Imperial tinha autorizado o funcionamento do então chamado Club de Corridas Paulistano, e decidiu construir o hipódromo no pé de um sopé no bairro da Moóca.
Clube Paulistano de Corridas, fundado em 1876, por um grupo de paulista proprietários de terras, com a liderança de Rafael Paes de Barros e Antonio da Silva Prado com apenas 23 anos, com o proposito de criar um ambiente de lazer e sociabilidade, a partir da prática do hipismo, marcando a história do turfe e do lazer paulista.
A primeira corrida no domingo de 29 de outubro de 1876 apenas dois cavalos compareceram para disputar um prêmio de mil contos de réis do Governo da Província seus nomes Macaco e Republicano, o primeiro, desconhecido, de menor tamanho, o segundo apresentava mais vitórias, entretanto, foi Macaco o primeiro cavalo a vencer uma corrida no Club correndo 1.609 metros em 2 minutos e 3 segundos, 2 segundos mais rápido que o adversário e contrariando as expectativas do publico.
E a "Companhia de Bonds" organizou uma linha especial de bondes com tração animal para atender o hipódromo em 10 de maio de 1877.
Em 1881  passa a ser chamado oficialmente por Jockey Club de São Paulo.
Funcionou até 1940 nos prados da Moóca, local que já não atendia a demanda de apostadores.
A nova sede foi projetada em 1937 pelo Arquiteto Elisiário Bahiana, inaugurada em janeiro de 1941, buscava registrar em suas linhas o caráter de modernidade. 
Em 25 de janeiro de 1941, no aniversário da cidade de São Paulo e inaugurado o hipódromo atual, em terreno doado pela Companhia Cidade Jardim com intuito de expandir a cidade para aquela região ate então pouco habitada.
A ideia que prevalecia na época era construir o hipódromo no local onde hoje e o Parque Ibirapuera, e a areá da Moóca foi doada a prefeitura de São Paulo
No período de 1946 a 1958, passou por um projeto de remodelação, pelo Arquiteto Henry Sajou, que ampliou e repaginou as instalações, dando-lhe requinte e sofisticação, característica esta potencializada pelas esculturas de Victor Brecheret. 
Tombado pelo Condephaat em 30/11/10.
Curiosidades: A primeira mulher Domitila de Aguiar e Castro venceu com 2 minutos e 9 segundos no terceiro páreo da corrida de 10 de julho de 1877.
 Em 28 de abril de 1912, a pista do hipódromo da Moóca foi utilizada como pista de voo, com o Comandante Edu Chaves pilotando um aeroplano em direção ao Rio de Janeiro.
.Durante a Revolução Paulista de 1924Revolução de 1930 e Revolução de 1932, as corridas precisaram ser suspensas,
Fontes: cultura.sp wikipedia
fotos: cultura.sp  PortoBay  Arte Fora do Museu  Juliafavero 
Jockey Club




1930 Acervo/Estadão Hipódromo da Moóca.

Hipódromo da Moóca 1919

Em 21 de abril de 1912, decolava do Hipódromo da Moóca um aeroplano pilotado pelo Comandante Edú Chaves, com destino ao Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário