quarta-feira, 17 de maio de 2017

Colégio Des Oiseaux

Esquina das ruas Augusta e Caio Prado


Projetado pelo arquiteto Victor Dubugras  para ser a residência da família de Fábio Uchoa, o palacete foi executado sob as ordens do engenheiro Emilio Fagnani, a obra se concluiu em 1901. 
A Vila Uchoa, como ficou conhecida a edificação, foi vendida pela família para as cônegas de Santo Agostinho em 1906.
Colégio Des Oiseaux foi um tradicional colégio feminino de São Paulo, inaugurado em 1907, ocupando terreno de 24.000 m².
Segundo a pesquisadora da USP Graziela Serroni Perosa, "sua arquitetura de inspiração art nouveau emprestava um ar requintado ao colégio. [...] Os amplos jardins frontais e laterais do edifício garantiam a distância espacial conveniente da rua, à semelhança do que ocorria com as habitações das camadas de alta renda instaladas nesta parte da cidade, a extensão desses jardins permitia a entrada de automóveis transportando as alunas"(scielo.br/).
Dona  Ruth Cardoso foi uma de suas alunas mais ilustre.
Em 1969  o colégio encerra suas atividades e estranhamente o prédio e  criminosamente demolido em 1974, e o Bosque que circundava o prédio  foi tombado por resolução do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo em dezembro de 2004 (RESOLUÇÃO 23/04), considerando "a a dimensão e a diversidade arbórea e arbustiva do lote e a avifauna existentes nesta região escassa de área verde" 
Nos fundos do terreno, com frente para a rua Marquês de Paranaguá, foi construído o Instituto Sedes Sapientiae que depois, foi transferida para o Morumbi.
 
O terreno onde ficava o Colégio, na rua Caio Prado, 232, foi transformado no Parque Augusta.
 
fonte: wikipedia
fotos: Denis Morais -acervo.estadao. .pinterest. googlemaps





Um comentário:

  1. Uma pena que uma obra arquitetônica de inestimável valor tenha sido colocada abaixo. Responsáveis deveriam ser execrados publicamente, estando ou não certos do ponto de vista jurídico.

    ResponderExcluir