sábado, 27 de maio de 2017

Parque da Independência

Avenida D. Pedro I Ipiranga

E1969 foi aberto um processo para integrar três bens culturais: Museu do Ipiranga; o Monumento à Independência e a Casa do Grito, ao patrimônio histórico brasileiro, a criação do Parque da Independência
Mas somente inaugurado em 1989, nas margens do córrego Ipiranga, com área de 161.300 metros quadrados e um denso bosque e um grande trabalho de paisagismo no caminho entre o Monumento e o Museu.
Tombado pelo Condepahaat em 03/04/75, 14 anos antes mesmo de sua inauguração, em um processo que se iniciou quando do surgimento da ideia de se criar o Parque em 1969, e  pelo CONPRESP pela Resolução nº 05/91.
Em 3 de outubro de 1986, o governo estadual passou a administração das áreas que compõem o parque (exceto o Museu Paulista) à Prefeitura Municipal de São Paulo que com o Decreto nº 25.871/1988, que logo antes da inauguração já regulamentava o uso do parque, que proibia manifestações de qualquer tipo, a permanência de vendedores ambulantes, divulgação publicitária, a circulação de bicicletas, patinetes ou skates e ainda só permitia a prática de cooper em áreas destinadas para a esse esporte específico.
A entrada é gratuita e o parque fica aberto todos os dias das 5h às 20h - durante o horário de verão, das 5h às 21h. 
A grande área verde é um diferencial do parque, que conta com um jardim projetado em estilo francês unindo o Museu Paulista e o Monumento à Independência aos outros edifícios existentes no local, como o Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Além da arborização, são atrativos do parque uma pista de cooper, playground para crianças de até dez anos e uma praça contemplada pelo programa Wifi Livre SP. Estima-se uma frequência de 48.000 pessoas por mês no parque e, segundo o mesmo estudo, é o quarto melhor parque da cidade de São Paulo (dados de 2008)
Em 2016, o parque fechou algumas partes de lazer, por conta da sua falta de conservação.
fontes: cultura.sp wikipedia
fotos: kl25031 - Flickr Thais.re Rodrigo Soldon Rodrigo Bertolino google







Nenhum comentário:

Postar um comentário