quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

A lenda do Condor.
Lenda urbana da memória paulistana diz que dá sorte a quem toca o seu dedo da mão esquerda da escultura intitulada "O Condor", como essa crendice popular se propagou não se sabe mas o estado de desgaste em que se encontra esta parte da escultura e uma comprovação dessa crendice e a tradição de passar a mão sobre o dedo da estátua prossegue firme. "Vai que dá certo"...
A estátua, O Condor retrata uma figura masculina localizada na Praça Ramos de Azevedo, foi inspirada no principal personagem da ópera homônima, escrita pelo músico Carlos Gomes.
Localizada em uma escadaria que da acesso ao Vale do Anhangabaú, ao lado do Teatro Municipal e esta inclinada sobre o corrimão do lado direito de quem desce.
E parte de um conjunto escultórico realizado pelo arquiteto italiano Luiz Brizzolara, em 1922, intitulada Fonte dos Desejos " que inclui a estátua do músico Carlos Gomes e mais 12 esculturas em mármore, bronze e granito, representando a música, a poesia e alguns dos personagens das óperas mais famosas do compositor brasileiro.
E uma homenagem da comunidade italiana ao Centenário de Independência do Brasil, comemorado naquele ano. A peça foi feita em bronze (2,22m x 1,36m x 1,20m).
O vandalismo que impera no centro velho de São Paulo foi a causa alegada para o sumiço do dedo em 2010, foi devolvido em 2012 por um morador da Cidade de Taubaté(Vale do Paraíba) que alegou o ter achado em cima de outra estatua na mesma praça Ramos em 2010 e recolocado por funcionário da PMSP.
fotos: 1- G1 2- estadao
fonte: al.sp G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário