Viação Cometa.
Dr. Arthur Brandi, um agrimensor e o seu cunhado, aviador italiano Comendador Tito Mascioli em 1937 fizeram um loteamento no bairro do Jabaquara, na zona Sul de São Paulo.
Mas encontraram grande dificuldade para as vendas dos lotes pois não havia condução para o centro de São Paulo.
Então criaram a Auto Viação Jabaquara S.A, como na época as concessões de ônibus urbanos funcionava mais ou menos como o atual regime de táxi compraram seis licenças.
Tito Mascioli prevendo o grande futuro dos transportes investiu forte na empresa que em pouco tempo era a responsável por 40% do transporte coletivo da cidade.
Mas em 09 de março de 1947, com a criação da C.M.T.C. (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), a Auto Viação Jabaquara S.A. foi encampada. Tito Mascioli chegou a ocupar o cargo de Diretor Tesoureiro da C.M.T.C. mas nunca recebeu indenização pela empresa mas como confiava que o ramo de transporte era um bom negocio no mesmo ano comprou a Empresa Auto Viação São Paulo-Santos Ltda que tinha sido criada em 02 de fevereiro de 1943.
Em 07 de maio de 1948 teve sua denominação alterada para Viação Cometa S.A. nome adotado em função do simbolo da "São Paulo Santos" um cometa, e as cores azul e bege, em um Conjunto de Porcelana onde Tito e a Esposa tomavam chá.
De 1950 ate 1988 foi responsável pelo transporte coletivo da cidade de Campinas.
Em 8 de junho de 1949 incorpora a Expresso Bandeirantes Viação S.A, em 2 de outubro de 1950 compra a Rápido Serrano Viação S.A
A partir de 1950 opera as linhas "São Paulo - Campinas", "São Paulo - Jundiaí" e "São Paulo - Sorocaba".
Em 8 de dezembro de 1951 começa a operar a primeira linha interestadual, São Paulo - Rio de Janeiro e em 1961 São Paulo- Curitiba.
A partir dos anos 70, a maior parte da frota era de ônibus com carroceria de alumínio e a partir de 1980 a empresa decide operar apenas em distâncias dentro de um raio de 600 quilômetros a partir da cidade de São Paulo a exceção fica para a rota CURITIBA - BELO HORIZONTE, com parada obrigatória em São Paulo.
Em 2001, após saída de um dos herdeiros do Major Tito Mascioli da sociedade da empresa, a companhia acabou sendo adquirida pelo grupo JCA, controlador de empresas como Auto Viação Catarinense, Rápido Ribeirão Preto, Auto Viação 1001, Expresso Do Sul, e toda a companhia foi praticamente redesenhada e renovada. A nova programação visual, apresentada em dezembro de 2002, é de autoria da arquiteta Gabriela de Toledo Martins, do escritório de arquitetura Missemota Arq'Design, de São Paulo.
foto: O Estado de São Paulo em 31 de outubro de 1946.
Nenhum comentário:
Postar um comentário