São Paulo já teve a sua Torre de Pisa?
Não tão famosa como a original, hoje em dia ninguém mais se lembra que ela existiu, teve vida curta durou apenas 25 anos, edificada em 1874 e demolida em 1900, não era bonita e sim antiquada e pesada, mas tão inclinada quanto e de Pisa, como vê nesta rara foto de Aurélio Becherini.
Era no Parque da Luz e tinha cerca de 20 metros de altura sendo a edificação mais alta da cidade.
Na época o paulistano já gostava de colocar nomes populares e ela ficou conhecida como o "Canudo de João Teodoro" em homenagem ao Presidente da Província na época João Teodoro Xavier de Matos.
Alguns dizem que que era apenas um Mirante outros que em seu topo funcionou um Observatório Meteorológico, mas no acervo fotográfico da Casa da Imagem, onde a foto está arquivada, a informação que consta é que se tratava de uma caixa d’água.
Foi demolida pelo prefeito Antônio Prado, dizem que foi para ofuscar em imponência com a torre da estação da Luz,que estava sendo construída ali em frente, mas não deve ter sido isso. acredito que foi demolida porque ia cair mesmo, torta daquele jeito.
Cem anos depois de sua demolição ela voltou a aparecer no ano 2000, durante obra no parque, operários esbarraram em umas pedras e verificou-se que eram as fundações da torre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário