quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Vila Esperança
Um carnaval criado por espanhóis?
Foram os imigrantes espanhóis com suas murgas que iniciaram a brincadeira na década de 1920, usando estranhos instrumentos, a Sambomba que se assemelhava a uma cuíca e a Murga que deu nome a brincadeira era uma especie de flauta, de acordo com a publicação “Arte em Revista – Carnaval de Vila Esperança”, o primeiro conjunto foi a “La Murga del Tio Curro”. Curro era o chefe do grupo.
Outra tradição que começou na Vila, na década de 40, foi a batalha de confete.
Com o tempo a festa foi se transformando e surgiram vários grupos: Escola de Samba do Nenê, R.U.V.E, Sociedade Amigos de Vila Matilde, Estrela D’Alva Futebol Clube, C.A. Guarani, Bloco do Morro e A.A. 5 de Julho, algumas existem ate hoje sendo a mais conhecida a "Nenê de Vila Matilde".
As ruas Padre Olivetanos, Maria Carlota e Atuaí eram usadas pelos foliões uma verdadeira multidão acompanhava os carros alegóricos, e vinham pessoas de vários bairros de São paulo e ate de cidades próximas.
Hoje passados quase 100 anos o carnaval da Vila é o mais antigo e tradicional da cidade de São Paulo, é o segundo maior em quantidade de público, abaixo apenas do desfile do Anhembi, e nele, desfilam escola dos grupos Três e de Acesso.
Em 1968, Adoniran Barbosa escreveu a musica "Vila Esperanca.
https://youtu.be/x0qKFtjb4PA
fontes: culturaleste, saopauloantiga, acervo.estadao.
fotos: sãopauloantiga(Arte em Revista) acervo.estadao



Nenhum comentário:

Postar um comentário