sábado, 3 de dezembro de 2016

O Restaurante Giratório.

Aproximadamente no final dos anos 1950 começo dos 1960.

Ficava na Rua Amador Bueno, hoje rua do Boticário, do lado direito de quem vai para a Av. Ipiranga, travessa do largo do Paiçandu.

Ezio Barioni se não me engano esse era o nome do dono e criador do lugar.

Era um restaurante popular, estreito e fundo, tinha portas de "saloon" (abre e fecha) na entrada e na saída, só funcionava para o almoço, não havia mesas, a comida era servida no balcão.
Só que com um detalhe: o balcão era giratório, com cadeiras que o acompanhavam, e a cozinha ficava no meio desse balcão giratório.

Os pratos eram numerados, tinham o cardápio escrito na parede, na entrada formava-se uma fila em frente ao caixa, a gente pedia o prato pelo número e a bebida, o atendente passava o pedido via interfone o primeiro no Brasil, para a cozinha, pagava-se na entrada mesmo, e se sentava numa cadeirinha, que ia girando junto com o balcão.

Ao passar em frente a uma janelinha da cozinha (serviam o prato e a bebida) que era toda de vidro e as pessoas almoçavam vendo os cozinheiros preparar as comidas, lavar as louças, etc.
Higiene e qualidade em primeiro lugar.

Em certo ponto, havia uma abertura no vidro por onde as pessoas escolhiam entre dois tipos de sobremesa.

Mais um pouco e em outra abertura, entregavam-se os pratos e talheres sujos para serem lavados em máquina

O balcão dava uma volta grande, com as respectivas cadeiras andando na mesma velocidade, claro, de modo que dava tempo da gente almoçar calmamente antes de chegar à porta de saída.
Mas sempre havia alguém que comia devagar demais, que chegava em frente à saída e continuava comendo, aí, tinha direito de continuar, mas quem estava na fila de entrada não gostava dos vagarosos, pois era uma vaga a menos no balcão.

E frequentemente ouvia-se uma vaia dada com gosto para alguns desses retardatários.
(PS: a fonte desses fatos é minha memória, infelizmente não tenho e não achei na internet fotos para ilustrar a narrativa.)

Se alguém tiver alguma informação para acrescentar assim como fotos, por favor sintam-se à vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário