sábado, 3 de dezembro de 2016

Lojas Sears
a 1ª na Praça Oswaldo Cruz, no local onde hoje funciona o Shopping Paulista.
a 2ª Avenida Antártica, hoje é o Bloco A do Shopping West Plaza.
onde foi instalada a primeira "Escada Rolante" do Brasil.
Durante décadas a Sears, Roebruck & Co era o endereço certo para quem precisava fazer compras de moda feminina, eletrodomésticos, móveis e outros produtos para casa.
Chegou a o Brasil em 1949 e revolucionou o mercado varejista de São Paulo e Rio de Janeiro,Seu slogan “Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta” fizeram da empresa líder no mercado nacional até a década de 1980 quando a matriz americana começou a passar por dificuldades e vendeu suas filiais na América Latina, para a holandesa Malzoni e Vendex (grupo Susa) num negócio calculado em cerca de U$ 60 milhões.
Em 1990 o grupo holandês vendeu suas lojas para o Mappin e para shopping centers.
E assim termina no Brasil a historia da Companhia idealizada pelo jovem perito em telegrafia Richard W. Sears, aos 23 anos de idade quando era Chefe de Estação ferroviária em Redwod Falls e um relojoeiro local se negou a retirar uma encomenda de relógios e ele criou Companhia R.W. Sears de Relógios, para revender os relógios através de catalogo postal, Alvah Curtis Roebuck se associou a ele e mudaram a empresa para Chicago e expandiram sua lista de ofertas.
Interessante era que em seus anúncios(Propaganda) listavam todos as formas de se chegas as lojas, de carro, bondes e ônibus, mas nunca citavam os trens apesar de que a loja da Água Branca ficava próximas de duas estações da Santos a Jundiaí e da Sorocabana(Fepasa).
fonte: historiaspaulistanas e acervo.estadao

Um comentário: