terça-feira, 20 de dezembro de 2016

O Politico que mudou "São Paulo"
Francisco Prestes Maia (Amparo SP 1896 - São Paulo SP 1965).
Engenheiro civil, arquiteto e urbanista. Forma-se engenheiro arquiteto pela Escola Politécnica de São Paulo - Poli, em 1917.
Em 1918, é nomeado engenheiro da Secretaria de Viação e Obras Públicas, tornando-se diretor de Obras Públicas - DOP.
Em 1924 e contratado como professor interino da Poli e leciona desenho geométrico e à mão livre, desenho arquitetônico e esboço do natural e desenho de perspectiva.
Ainda em 1924 desenvolve estudos sobre o sistema viário e o
sistema de transportes de São Paulo, baseando-se "Perímetro de Irradiação"(um anel de circulação viária inspirado nos estudos de Eugène Hénard), proposto pelo engenheiro Ulhôa Cintra.
Em 1927 se torna docente titular da Poli mas 10 anos depois uma lei proibindo acumulo de cargo deixa a escola para se dedicar somente a secretaria.
Apresenta, em 1930, um plano geral para São Paulo baseado em avenidas radiais e perimetrais, "Estudo de um Plano de Avenidas para a Cidade de São Paulo", que é premiado no 4º Congresso Pan-Americano de Arquitetos no Rio de Janeiro,funda o Instituto Paulista de Arquitetos, sendo seu vice-presidente no primeiro biênio 1930-1931.
Colabora na fundação da Sociedade Amigos da Cidade em 1935,
e torna-se seu primeiro presidente, entidade que reivindica a implantação, ainda que parcial, do Plano de Avenidas.
Em 1938 e nomeado Prefeito de São Paulo pelo interventor Ademar de Barros e permanece no cargo ate 1945, e executa as obras previstas no plano, como, por exemplo, as avenidas Nove de Julho, a Radial Norte, depois chamada Prestes Maia, eixos viários que compõem o "Sistema Y" e estruturam o crescimento da cidade.
Inicia a retificação do Rio Tiete, e autoriza as desapropriações para a execução das avenidas marginais.
Em 1939, diante da não renovação do contrato com a Light detentora do monopólio de transporte cria a comissão e Estudos de Transportes Coletivos, que resulta na Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos, CMTC, em 1946.
Em 1941, ainda na prefeitura, propõe alterações no Código de Obras do Município em relação às edificações da zona central. De 1941 a 1942, faz parte da diretoria do Instituto de Engenharia.
Em 1946, deixando a Prefeitura retorna ao DOP e seu escritório, elaborando planos para Santos, Campos do Jordão, Campinas, Recife, entre outras cidades.
Em 1950, concorre ao governo do Estado de São Paulo pela União Democrática Nacional, UDN ficando em ultimo lugar,em 1954 concorre novamente ao governo do Estado, desta vez obtém o terceiro lugar.
Em 1956, Projeta com equipe o "Anteprojeto para um Sistema de Transporte Rápido"(Metro) para a Cidade de São Paulo, cuja implantação e vetada pela Câmara Municipal.
Em 1961, é novamente candidato à prefeitura sendo eleito com grande vantagem,propõe novas medidas para sanear as finanças do município e retoma o projeto do metropolitano e projetou e abriu as avenidas Duque de Caxias, Nove de Julho, Ipiranga, Conceição, Vieira de Carvalho, São Luís, Anhangabaú(Prestes Maia)promoveu e atacou as obras da avenida. Itororó(23 de Maio),as praças Roosevelt e Clóvis Beviláqua.
Construiu a ponte das Bandeiras, a Biblioteca Municipal, a Galeria Prestes Maia, alargou a rua da Liberdade deu prosseguimento a construção do Estádio Municipal da Prefeitura(Pacaembu).
Iniciou a construção de numerosas pontes, como as Pontes do Piqueri e Cruzeiro do Sul, sobre o Tietê, o viaduto Pacheco Chaves, Vila Matilde, Azevedo, Pirituba, Vergueiro,
Paraíso, São Joaquim sobre o Córrego da Traição, o viaduto Aeroporto e o viaduto sobre a avenida República do Líbano.
Incentivou a Cultura através de uma rede de bibliotecas e parques Infantis na periferia.
Lutou pela mudança do artigo 20 da Constituição Federal, a fim de que o município pudesse receber,
em retorno 30% do excesso de arrecadação estadual.
fontes: enciclopedia.itaucultural Wikipedia
foto: prefeituraSP

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