quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Convento e Igreja de São Francisco

Em 1639, os frades da Ordem Franciscana vieram a São Paulo, provenientes da Bahia e se  instalaram inicialmente na Igreja Santo Antônio na atual Praça do Patriarca, mas como era muito insalubre conseguiram da Câmara Municipal autorização para se mudarem para a colina próxima no atual Largo de São Francisco e  construíram o seu convento, inaugurado a 17 de setembro de 1647.
A igreja conventual foi muito modificada a partir de meados do século XVIII, o que lhe conferiu a atual forma barroca, de nave única e possui, no arco-cruzeiro, dois retábulos de talha barroca, estilo D. João V. Destaca-se também o  cadeiral do coro, de madeira de jacarandá, nos finais do século XIX (1880) a igreja e convento anexo foram muito danificados num incêndio, nessa época instalou-se no altar-mor um novo retábulo, comprado na Alemanha. 
O teto curvo de madeira da nave tem pinturas sobre a vida de São Francisco, datadas de 1953, refeitas a partir das destruídas em 1880.
Propriedade da Ordem Franciscana dos Frades Menores, e está ao lado da Igreja de São Francisco das Chagas e da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
Tombada em 1982.
Igreja de São Francisco das Chagas (ao lado da Igreja de São Francisco)
Em 1676, os irmãos da Ordem Terceira de São Francisco iniciaram a construção de uma capela para a ordem no interior da igreja franciscana, essa capela foi subsequentemente ampliada até transformar-se numa igreja independente, com a fachada adossada à igreja conventual, foi inaugurada em 1787.
Em 1827/28 os franciscanos abandonaram o edifício do convento, por este ter sido requerido pelo governo imperial para instalar ali a Academia de Ciências Sociais e Jurídicas, atualmente Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, e o convento colonial foi demolido em 1933 para a construção de uma nova sede, em estilo neocolonial, da autoria de Ricardo Severo.
fonte: vikipedia
fotos: vikipedia google


Nenhum comentário:

Postar um comentário