segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Vila Economizadora

Vila fica entre a Avenida do Estado e a Rua São Caetano (rua das noivas) e engloba cinco ruas: Rua Doutor Luiz Piza, Rua Professor Leôncio Gurgel, Rua Doutor Cláudio de Souza, Rua Economizadora e Rua Euricles Félix de Matos no Bairro da Luz, os nomes dados são os dos sócios da companhia que financiou a construção.
Construído entre 1908 e 1915 pelo empreiteiro italiano Antônio Bocchini, em parceria com a Sociedade Mútua Economizadora Paulista.
O processo de industrialização estava começando, levando a um crescimento acelerado da cidade formada, principalmente, por imigrantes, mas também registrava a presença de brasileiros,
altamente interessados e atraídos pelas novas oportunidades de emprego.
As vilas surgiram, principalmente no fim do século XIX e início do século XX, principalmente, do interesse de grupos de industriais e sociedades capitalistas de lucrar com esse movimento migratório para o centro da cidade, assim, eles passaram a investir em conjuntos residenciais para essas famílias.

Construída em uma área de cerca de 14 mil m², a Vila Economizadora foi criada, originalmente, com 147 casas, sendo 127 residenciais e 20 comerciais, mais doze dessas moradias foram desapropriadas e demolidas pela Prefeitura de São Paulo, restando 134 edificações 117 casas e 17 armazéns.
O planejamento inicial continha nove tipos de construções, nas quais as casas apresentavam de um a três quartos por unidade mas depois o arquiteto Giuseppe Sacchetti, alterou para oito tipos de residências.
As casas térreas com porão, pé direito alto, paredes em alvenaria e cobertura de cerâmica, forros de madeira e instalações sanitárias externas, cobertas com telhas de barro do tipo francesas e as fachadas são compostas por elementos decorativos em argamassa ou estuque, e  pintadas de camurça, enquanto janelas e portas são marrom-avermelhadas, e os ornamentos e molduras das janelas apresentam cor branca, enquanto o barrado inferior da residência é cinza.
Tombado em 1980 pelo CONDEPHAAT  e em 1991 pelo CONPRESP.
fonte: vikipedia 
fotos: arquiamigos. sampahistorica 2.bp.blogspot.squarespace cultura.sp






Nenhum comentário:

Postar um comentário