sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Escola Profissional Masculina 

 Etec “Getúlio Vargas”

Iniciou suas atividades em 28/09/1911, na Rua Muller, no bairro do Brás, como Escola Profissional Masculina.
Estava na frente do Governo Estadual, Albuquerque Lins e na presidência o Marechal Hermes da Fonseca. 
Em 1914, formava sua primeira turma, era um momento histórico, a população de São Paulo era de 500 mil habitantes e começava a se industrializar deixando de ser um estado agrícola.
Transferida em 1917, para a "Rua Piratininga, nº 105" também no Brás, logo apos sua mudança foi fechada e transformada em hospital para ajudar no combate a uma epidemia de gripe.
De  1915 e 1930, para acompanhar o desenvolvimento urbano e industrial, a escola qualifica profissionais  para o ramo metal-mecânica. 
Em 1931, começa o curso de formação de Mestre, para isso são selecionados os melhores alunos, em 1932 realiza-se a primeira Exposição Anual, que e mantida até os dias de hoje.
A escola torna-se uma instituição de destaque nacional devido à formação de profissionais de indiscutível competência e de alguns itens de sua produção, como por exemplo o primeiro automóvel brasileiro, conhecido como “A baratinha” em 1917, e o escudo do time do Corinthians, a arte final, feita pelo ex-jogador e artista plástico Francisco Rebolo Gonsales, ex aluno da escola, também estudaram na instituição Alfredo Volpi, o economista Paul Singer e o ilustrador Spacca.
Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, a escola fornecia caldeirões e granadas, que recebiam carga explosiva no Departamento de Química da Escola Politécnica. 
Pelo destaque que recebeu durante a exposição comemorativa do Centenário da Revolução Farroupilha, em Porto Alegre, o Presidente Vargas se interessou pela escola visitando-a por duas vezes em 1940 e 1941, durante essa segunda visita o Governador alterou o nome da Escola para o homenagear.
Mudou de nome varias vezes:1931 – Escola Profissional Masculina,1932 – Instituto Profissional Masculino, 1940 – Escola Técnica de São Paulo, 1941 – Escola Técnica Getúlio Vargas, 1965 – Colégio Industrial Estadual Getúlio Vargas.
Em 1971 passa para a rede de Ensino Básico da Secretaria de Educação e em 1972, passa a se chamar Centro Interescolar de Ensino Técnico, em 1976, passa ser  Centro Estadual Interescolar Getúlio Vargas, em 1982,  ETE "Getúlio Vargas" com a  transferência para o Centro Paula Souza. 
Em Abril de 2007 através de um decreto do  Governador do Estado de São Paulo, Sr. José Serra, as Unidades de Ensino Técnico e Tecnológico do Centro Paula Souza passam a denominar-se ETECs e FATECs.
Atualmente seu endereço: Rua Moreira e Costa, 243 - Ipiranga onde oferece os cursos de: Ensino Médio- Administração- Automação Industrial- Design de Interiores- Edificações- Eletrônica- Eletrotécnica- Finanças- Logística- Mecânica- Mecatrônica- Meio Ambiente- Nutrição e Dietética- Química- Serviços Jurídicos- Telecomunicações- Especialização Técnica em Radiocomunicação- Especialização Técnica em Gestão de Unidade de Alimentação e Nutrição
fontes: etecgv candidatamarleide estadao
fotos: candidatamarleide estadao (carro)







Nenhum comentário:

Postar um comentário