quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Parque Dom Pedro II

Entre o Centro Histórico de São Paulo e o bairro do Brás.
A menos de um quilômetro da Praça da Sé, na antiga Várzea do Carmo que costumava ser inundada pelo rio Tamanduateí.
Foi na Várzea do Carmo que se deu o primeiro jogo de futebol reconhecido em território brasileiro, embora não se saiba o local exato, segundo o jornal O Estado de S. Paulo.
"Reza a lenda" que o prédio do 2.º Batalhão de Guardas, localizado no parque, teria sido, originalmente, um presente do imperador dom Pedro I à Marquesa de Santos, servindo como local para os encontros entre os dois, mais tarde o local abrigaria a sede de uma das chácaras da Várzea do Carmo, o Seminário das Educandas e o Hospício dos Alienados, a partir de 1930 a Força Pública e depois do Golpe Militar de 1964 foi tomado pelo Exército.
Por cerca de cinco anos na década de 1870, virou um depósito de lixo, ate que parte da Várzea do Carmo, aterrada na metade do século XIX, quando da retificação do curso do rio, foram criados jardins e praças.
Quando dessa retificação, foi criada no rio a Ilha dos Amores, nas proximidades da atual Rua 25 de Março, ilhota ajardinada, foi entre as décadas de 1870 e 1880, um ponto de lazer da cidade, quando ali existiam quiosques com bebidas e comidas, além de uma casa de banho e espaço para o descanso, após vários alagamentos, a ilha foi abandonada para o lazer e deixou de existir no início em 1910, quando ocorreu nova retificação do rio.
Projeto do francês Joseph-Antoine Bouvard e inaugurado em 1922, era na época considerado a principal área de lazer da cidade e já em 1921 recebera em homenagem a o imperador a denominação de Parque D.Pedro II.
Na década de 1940 ganhou o Parque Shangai, um dos parques de diversões mais movimentados no Brasil durante muitos anos, na esquina da Avenida do Estado com a Rua da Mooca, o parque seria desapropriado em novembro de 1968, para dar lugar aos viadutos que hoje cortam a região.
A inauguração da Avenida do Estado é considerada o marco do início da degradação do parque, além da construção dos viadutos nos anos 1960, que eliminaram muito do verde do parque, o terminal de ônibus, inaugurado em 1971, e a Estação Pedro II do Metrô, que começaria a ser construída poucos anos depois, fizeram o parque perder ainda mais áreas verdes.
Hoje, trata-se de um dos lugares mais movimentados da cidade, pois constitui-se em uma região de passagem, especialmente para quem transita entre o centro e a zona leste de São Paulo, mas é também considerado "a área do centro mais esquecida pelo poder público desde a década de 1940"
Muito se tem falado sobre sua revitalização, mas na pratica nada foi feito alem da reforma do Mercado Municipal e demolição dos edifícios São Vito e Mércurio. 
fonte: vikipedia
fotos: .omelhordocampobelo sampahistorica sao-paulo.estadao







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