Estação Roosevelt ou Estação do Norte
Estação Integrada do Brás, conhecida como Estação Brás, inaugurada em 6 de novembro de 1875.
Na metade do século XIX, com o cultivo de café em alta e impulsionando o comércio de São Paulo, e a industrialização e a urbanização da cidade se intensificam, em 1859, o Barão de Mauá, com apoio de um grupo de pessoas, propôs ao governo imperial uma estrada de ferro que interligasse a cidade de São Paulo ao Porto de Santos, em 1867 a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ) foi inaugurada e, até 1946 chamada de São Paulo Railway Company (SPR). Em 16 de fevereiro do mesmo ano, a estação ferroviária "Braz"(ao lado de onde e hoje ), por se localizar em terrenos baratos na região da Mooca e do Brás, diversos trabalhadores se instalaram ao redor do local.
Em 6 de novembro de 1875, foi inaugurado, para atender usuários da Estrada de Ferro do Norte (antecessora da Estrada de Ferro Central do Brasil), que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro, ao lado da estrada (SPR) o seu terminal: a Estação do Norte, que em 15 de setembro de 1945, por meio de decreto-lei presidencial, teve o seu nome alterado para "Roosevelt", em homenagem ao presidente americano Franklin Roosevelt, morto naquele ano.
Nos anos 1950 o governo assumiu as linhas da São Paulo Railway Company e a anexa a Central do Brasil criando a Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima (RFFSA), em 1994, a CPTM assumiu a administração dos trens de subúrbio e reformou a estação e o nome Roosevelt deixa de ser usado, e a estação passa a ser chamada de Brás.
Nos anos 1970, com a construção da Linha Leste-Oeste do Metrô a estação se integrou com a recém-inaugurada estação do Metrô, formando a Estação Integrada Brás.
Atualmente, a Estação Brás atende às linhas 10-Turquesa, 11-Coral (Expresso Leste) e 12-Safira da CPTM, além da Linha 3-Vermelha do Metrô.
fonte: vikipedia
fotos: estacoesferroviarias chimbica91
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