Igreja Evangélica Árabe de São Paulo
Durante o domínio Otomano no século XIX e XX da região da Síria e Líbano muitos cristãos passaram a sofrer perseguição religiosa no país devido o apoio do governo ao Islamismo.
O Rev. Khalil Simão Hacy, chegou ao Brasil em 1899 e voltou para a Síria em 1904, para realizar os estudos teológicos e ser ordenado pastor protestante em 1907.
Em 1920 volta ao Brasil e funda a Igreja Protestante Síria, a qual pastoreou até 1935, com sua morte em 1944 a igreja foi extinta, seus bens vendidos e doados, e os membros da igreja passaram a frequentar outras denominações protestantes.
A partir da década de 1960 um grupo de imigrantes volta a organizar-se, porém, dentro da Igreja Presbiteriana de Vila Mariana e o O Rev. Ragi Azar Khouri foi credenciado pelo Sínodo Evangélico da Síria e Líbano para pregar a fé cristã reformada aos imigrantes de língua árabe no Brasil e seus descendentes.
Em 1961 a Igreja Presbiteriana de Vila Mariana cede parte de suas dependências para a formação da Igreja Evangélica Árabe, que se reunia no primeiro e terceiro domingo de cada mês, em 1967 a Igreja Presbiteriana de Vila Mariana pede a devolução do espaço.
Mas os membros da Evangélica Árabe de São Paulo, já haviam comprado um terreno e construído seu templo na Rua Vergueiro,1845, na Vila Mariana assim sendo, no dia 19 de março de 1967 as 18:00 horas foi formada com 52 membros e ali funciona ate hoje.
A igreja conserva um arquitetura típica da cultura árabe.
Foi membro da Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas até o ano de 2015, quando deixou a organização
Hoje a igreja sustenta uma doutrina confessional calvinista e um sistema de governo congregacional, e está ligada e afiliada a Convenção Batista Brasileira.
fonte: vikipedia
foto: marroturismo a3.mzstatic
Nenhum comentário:
Postar um comentário