terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Museu da Imigração do Estado de São Paulo

Hospedaria dos Imigrantes
Rua Dr. Almeida Lima, 900 no bairro da Moóca
A Hospedaria dos Imigrantes foi construída durante os anos de 1886 e 1888 ao longo da antiga linha ferroviária São Paulo Railway.
Em 1882, uma hospedaria para imigrantes  foi instalada no bairro do Bom Retiro, mas o local mostrou–se inadequado para os fins a que fora designado, por ser pequeno e com constantes problemas de epidemias.
A respeito do local ideal para a construção da Hospedaria de Imigrantes, consta do relatório apresentado pelo governo da província à Assembleia Legislativa provincial no dia 15 de fevereiro de 1886autorizando a construção do novo edifício para a Hospedaria, determinou que esta ficasse situada nas proximidades das linhas férreas do Norte e Inglesa, o terreno da Luz (já então adquirido) fica próximo só da segunda destas linhas".
Em relatório da Repartição de Obras Públicas, apresentado em 15 de novembro de 1887, lia–se:
"...foram iniciados no correr de julho do mesmo ano (1886) os trabalhos de construção do alojamento de imigrantes e a 7 de junho próximo passado, isto é no intervalo de 10 ½ meses, já se achavam concluídas as seguintes obras:
  1. Ala longitudinal do edifício principal medindo a extensão de 75 metros;
  2. Refeitório e dependências;
  3. Estação–armazém com latrinas para homens;
  4. Lavanderia com tanques e latrinas para mulheres.
Entregue a 19 de junho ao serviço da Inspetoria da Imigração a parte edificada pôde já prestar–se a acomodar cerca de 1200 imigrantes."
Texto de 1908 diz: "A Hospedaria de Imigrantes da capital de São Paulo, construída e inaugurada sob a presidência do Exmo. Sr. Conde de ParnaíbaAntônio de Queiroz Telles, em execução da Lei nº 56, de 21 de março de 1885, é destinada a receber os imigrantes procedentes do estrangeiro ou de outros Estados da União, que, agenciados em seu país ou viajando espontaneamente, procuram o Estado de São Paulo, a fim de localizarem–se na lavoura, nos núcleos coloniais ou nas indústrias. Começava a funcionar a Hospedaria de Imigrantes e quase três milhões de pessoas passariam por estas dependências nos seus 91 anos de existência.
Hoje é uma instituição pública localizada na sede da extinta Hospedaria dos Imigrantes, onde se concentra grande quantidade de documentação sobre a imigração para o Brasil na passagem do século XIX para o XX, durante vários anos o museu teve a denominação Memorial do Imigrante, atualmente o edifício é um patrimônio histórico tombado devido à sua importância para compreender os fluxos de imigração no país e no Estado de São Paulo.
Além de abrigar todo o acervo histórico da hospedaria, abriga também algumas salas quem contam fatos dramáticos da história, como a Segunda Guerra Mundial, que acabou ocasionando os desastres de Hiroshima e Nagasaki no Japão. Uma das partes mais curiosas é a parede com centenas de sobrenomes de imigrantes. Além disso, no museu há salas que reproduzem ambientes da hospedaria original, como o refeitório e o dormitório, inclusive com objetos da época e efeitos audiovisuais. Possui uma pequena fazenda de café, lanchonete, e um passeio de Maria Fumaça.
Um pedaço deste prédio histórico ainda hoje cumpre a sua função inicial. Além do Museu da Imigração, parte dele é administrada pela casa “Arsenal da Esperança”, definida como uma “Casa que acolhe”, ela não mais recebe imigrantes, mas sim pessoa em condição de rua, dando lhes abrigo, comida e, sobretudo, apoio para que possam mudar as suas vidas, sua entrada fica na rua Dr. Almeida Lima, 900 no bairro da Mooca, zona leste de São Paulo.
Todos os anos, durante a Festa do Imigrante (promovida pelo Museu) o espaço do Arsenal é usado em conjunto com o do Museu da Imigração, recebendo milhares de pessoas.
fonte: e fotos vikipedia






Nenhum comentário:

Postar um comentário