quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Ribeirão Anhangabaú

Inicialmente entre os colonos o rio era conhecido como Córrego das Almas, mas predominou a nome indígena.
Um rio que banha o centro de  São Paulo, formado pela confluência de três cursos d'água: Córrego do Saracura (sob a Avenida 9 de Julho), Ribeirão do Itororó (sob a Avenida 23 de Maio) e Córrego Bexiga, na atual Praça da Bandeira, que era, um grande charco. dali, segue canalizado sob o Vale do Anhangabaú e deságua no Rio Tamanduateí, na altura do Mercado Municipal.
Possíveis significados do nome: compiladas por Teodoro Sampaio, pois, em seu conceito, esse rio era considerado, pelos índios, um "bebedouro de assombrações"
  • Anhangaba, termo do tupi que significaria "diabrura", "malefício", "ação do diabo" ou "feitiço";
  • Anhangabahú, do termo tupi anhangaba-y, "rio do malefício, da diabrura, do feitiço";
  • Anhangabahy, que, no tupi, é o mesmo que anhangá-y, "rio ou água do mau espírito".
para o jornalista Levino Ponciano, o temor dos índios era justificado, pois suas águas eram salobras e causarem doenças. 
Dessa feita, a administração local municipal na época determinou a realização de exames na água e foi constatado esse fato já no final do século XVIII, além disso, nas épocas das enchentes, quando o ribeirão transbordava, disseminava mais doenças à população.
Para o tupinólogo Eduardo de Almeida Navarro, "Anhangabaú" deriva do termo tupi anhangobá'y, que significa "água da face do diabo" (anhanga, diabo + obá, face + 'y, água).
Em 1790, foi construída a ponte do Lorena (ou do Piques), que permitiu a primeira travessia do vale diretamente, em 1892 foi inaugurado o Viaduto do Chá, em referência a uma grande plantação de chá na região, plantação esta pertencente ao Barão de Lorena, o qual construiu a primeira ponte na região (essa ponte não existe mais) Outras fontes dizem que as plantações pertenciam ao  Barão de Itapetininga, que as teria vendidas a  Baronesa de Itú.
As margens do Anhangabaú, em 1773, foi construído um dos primeiros abatedouros da cidade de São Paulo, sendo localizado numa via que era chamada de "rua do curral" ou "rua verde" (atual Rua Santo Amaro). Por questões sanitárias, o abatedouro foi desativado em 1856.
fontes: netleland vikipedia
fotos: netleland SkyscraperCity





Nenhum comentário:

Postar um comentário