sábado, 4 de fevereiro de 2017

 Igreja Ortodoxa Antioquina da Anunciação à Nossa Senhora


Penso que todos nos já passamos em frente e ela, mas poucos prestaram a atenção que em meio aquele movimento de gente e o "corre corre" característico de São Paulo especialmente na região da 25 de março, existe uma igreja de rito ortodoxo, na Rua Cavalheiro Basilio Jafet no nº115, centro, encontrei poucas referencias sobre sua historia e construção, hoje ela esta no andar térreo de um edifício de 7 andares e ainda preserva seu portal imponente. 
"Quando a igrejinha com torre e sinos, colocados em 1904, enfrentou dificuldades para se manter, na década de 1920, um benfeitor, conta padre Dimitrios, trouxe a solução: construir um prédio comercial cujo aluguel a sustentasse, mas a igreja não tinha terreno disponível para erguer a construção. “Então recortaram a igreja, deixaram a parte interna e fizeram o prédio em cima dela.” Do velho templo, sobraram uma fotografia e os sinos, expostos na catedral do Paraíso", infelizmente o site da Catedral não libera o acesso as fotos antigas)
Os imigrantes árabes vieram para o Brasil em busca de uma vida melhor, mas, a verdade é que a imigração dos árabes em geral e dos sírios e libaneses ortodoxos em particular, aconteceu por motivo de perseguições do Império Otomano (turco) contra os cristãos em 1860, ano de trágicos acontecimentos.
Em janeiro de 1897, o Padre Mussa Abi Haidar , que após celebrar a Santa Missa, em um salão especialmente adaptado, à rua 25 de março organizou a primeira procissão ortodoxa realizada na América do Sul. 
Logo depois disso, os ortodoxos iniciaram a construção da igreja, e assim foram considerados "Ortodoxos Antioquinos na Diáspora"
Em 1904 foi construída em São Paulo a primeira Igreja, a de Nossa Senhora, à rua Cavaleiro Basílio Jafet, nº 115 - então rua Itobi,  construção foi custeada por Michel Assad.
O sino dessa igreja, a título de relíquia, foi transferido para a Catedral Ortodoxa Metropolitana na Rua Vergueiro, 1515, Paraíso, onde se encontra exposto até hoje e nele se lê as incisões   "Esta Igreja pertence ao Rito Grego-Ortodoxo, foi construída por iniciativa do Conselho Administrativo Ortodoxo de São Paulo, às expensas dos Sírios e Libaneses da Colônia, em 1904" . Do outro lado diz: "Uma Cruz, e Sydow Irmão - São Paulo".
fonte: .catedralortodoxa
fotos: menteplura google


Nenhum comentário:

Postar um comentário