Túnel Nove de Julho
Projetado pelo engenheiro italiano Domingos Marchetti e inaugurado em julho de 1938, na Avenida Nove de Julho,na Bela Vista na região central e Jardins, na zona oeste, fazendo o cruzamento subterrâneo desta avenida com a Avenida Paulista. Foi construído no local onde existia a antiga Avenida Anhangabaú.
Com duas galerias independentes, cada uma com duas faixas de rodagem, ao contrario do que muitos pensam as galerias tem medidas diferentes sendo: Centro-Bairro: 1 045 metros e Bairro-Centro: 1 060 metros.
Além da Avenida Paulista, ainda passa sob o MASP, o Parque Trianon e a Linha 2 do Metrô de São Paulo.
O túnel foi construído para ligar o centro a uma zona sul onde existiam apenas sítios, alguns palacetes e casarões que ocupavam quase um quarteirão inteiro.
Na praça 14 Bis havia apenas o bebedouro de cavalos para os carroceiros que iam fazer compras no Mercado Central, além de muito mato na avenida, só era possível fazer esse trajeto subindo o espigão da avenida Paulista, obstáculo natural que impedia o desenvolvimento da capital para os lados das chácaras do Itaim e de Santo Amaro.
Em 2001 foi rebatizado de Daher E. Cutait pela prefeita Marta Suplicy (PT), mas o nome "não pegou" e ficou apenas grafado nas placas entre parênteses.
fonte: acervo.estadao vikipedia
fotos: acervo.estadao vikipedia Wikimapia
Nenhum comentário:
Postar um comentário