Parque Residencial Savóia
Rua Vitórino Carmilo, 453 a 473.Campos Elísios (Barra Funda).
Construído e projetado na década de 1930 pelo engenheiro Arnaldo Maia Lello, o mesmo do edifício do Teatro Paramount, para abrigar a família do imigrante polonês Salvador Markowicz, as habitações excedentes eram alugadas por famílias de classe média.
O nome é uma referência à cidade natal da esposa de Markowicz, Turim, na Itália, berço dos Savoia.
Essas vilas residenciais eram comuns no inicio do seculo passado como a Vila dos Ingleses, a Vila Economizadora.
Passou por um processo de degradação, quase chegando a virar cortiço na década de 1980, mas foi restaurado e utilizado como cenário de novelas, comerciais e programas de TV nos anos seguintes.
Assim como outras vilas de classe média construídas entre as décadas de 1920 e 1950, dispõe de uma rua particular, uma área comum espaçosa com arborização e estilos arquitetônicos inspirados no pitoresco e no ecletismo.
As unidades habitacionais unifamiliares, possuem tijolos aparentes e são decoradas com elementos de inspiração florentina, também é possível notar ornamentos como gárgulas e colunas em estilo grego, além de jardins com roseiras, palmeiras e uma grande figueira.
É patrimônio histórico do estado de São Paulo desde 2009. com destaque para “caráter original de sua implantação urbanística e distinção na paisagem local"
Na entrada há quatro inscrições que demonstram a influência romana na construção da vila:
Pro aris et focis (Para casa e lareira);
Caeli enarrant gloriam Dei, et opera manuum ejus annuntiat firmamentum (Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos);
Juris praecepta sunt haec: honeste vivere, alterum non laedere sum cuique tribuere (Os preceitos do direito são estes: viver honestamente, não prejudicar o outro, dar a cada um o que é seu);
Angulus ridet (Um ângulo que sorri).
fonte: vikipedia
fotos: Andre Deak arquiamigos
Nenhum comentário:
Postar um comentário