segunda-feira, 24 de abril de 2017

Academia Paulista de Letras
Largo do Arouche nºs 312 a 324



Criada em 1909, sendo seu idealizador Dr. Joaquim José de Carvalho para configurar um espaço de convivência cultural, em uma São Paulo efervescente economicamente.

E seu  primeiro presidente foi Brasílio Machado
Porem somente em 1944, em pleno regime de exceção, quando o Estado era presidido pelo Interventor Federal Fernando Costa, que oferece em doação o prédio de um pavimento no largo do Arouche.
O início simbólico das obras se dá em 25 de janeiro de 1948, com projeto do arquiteto Jacques Pilon. o mesmo autor do projeto da Biblioteca Municipal Mario de Andrade e do viaduto do Pacaembu.
O edifício seria uma renovação da arquitetura na época, expressando novos tratamentos plásticos na paisagem urbana. 
Em 2007, o prédio passou por uma reforma que trouxe maior acessibilidade a deficientes físicos, com a instalação de elevadores e a reforma total do teatro, cujo teto ruiu no ano anterior, além disso, a entrada, o subsolo e os banheiros passaram pela reforma, que foi a primeira desde a inauguração do prédio.
A instituição figura como referência marcante da vida cultural paulista, refletindo em sua existência diversas etapas da nossa trajetória literária.
Tombado pelo Condephaat em 12/05/2010.
fonte: cultura.sp. wikipedia
fotos: Catraca Livre cultura.sp



Nenhum comentário:

Postar um comentário