domingo, 23 de abril de 2017



Deutsche Schule
Escola alemã
Rua Floriano Peixoto Santos, 55 - Morumbi e mais 3 endereços em São Paulo e 2 em Valinhos SP

Idealizada em 22 de setembro de 1878, por Bernhard Staudigel, cônsul da Alemanha em São Paulo e um grupo de compatriotas, criaram a Sociedade Mantenedora da Escola Alemã.
Que em 7 de janeiro de 1879. iniciou suas atividades com 52 alunos em um prédio alugado, na Rua Florêncio de Abreu, no Centro.
Segundo documentos históricos, o objetivo da Escola era formar os filhos dos imigrantes alemães com uma “educação que os habilitasse a se expressar na língua de seus pais e que cultivasse a história e geografia da pátria brasileira”.
Dom Pedro II, a visitou em 18 de setembro de 1886.
Com seu rápido crescimento foi aberto mais dois locais: um na Consolação e outro na Barra Funda.
Em 1910, foi criado um fundo para a construção do primeiro prédio, na Rua Olinda, atual Rua João Guimarães Rosa (Praça Roosevelt), inaugurado em 1913.
Em consequência da 2ª Guerra Mundial, teve seu nome alterado para Ginásio Brasileiro Alemão e, mais tarde, para Colégio Visconde de Porto Seguro. e abandonou o ensino de alemão.
Em 1955, a sociedade mantenedora passou à forma jurídica de Fundação.
Em 18 de outubro de 1974 foi transferida para um prédio construído em terreno com Mata Atlântica nativa e modernas instalações do novo Campus Morumbi.
Em 2010, o Colégio iniciou as atividades na Escola da Comunidade Vila Andrade, com o objetivo de ampliar o atendimento às crianças provenientes de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo e meio, quase 600 novos alunos passaram a frequentar os turnos matutino e vespertino.
No antigo prédio da Escola Alemão funciona hoje a  EE Caetano de Campos Consolação, e o prédio anexo esta abandonado, e estranhamente não são tombados pelo Patrimônio Histórico.
fontes: .portoseguro.org quandoacidade
fotos:quandoacidade São Paulo Antiga






Nenhum comentário:

Postar um comentário