sábado, 1 de abril de 2017

Mercado Municipal Kinjo Yamato
Rua da Cantareira, 377 com Carlos de Souza Nazaré, e Barão de Duprat

“Mercado Caipira” ou “25 de Março dos produtos hortifrutis”, instalado na Várzea do Parque Dom Pedro e que se tornou conhecido pela comercialização de frutas, legumes e verduras provenientes dos campos onde trabalhavam imigrantes japoneses.

Em 1922 mudou-se para imóvel que foi adquirido pela Prefeitura de São Paulo que até então era utilizado pela Light (Eletropaulo), companhia que acomodava os bondes numa espécie de estacionamento e ainda hoje as ruas de paralelepípedos são mantidas preservadas.
Descoberto ate 1936 o mercado, ocupa uma área construída de 4.550 metros quadrados, quando recebeu a doação de uma cobertura que veio da Escócia e inicialmente seria usada na estação de trem que ficava no Anhangabaú, essa cobertura e hoje tombada pelo Patrimônio Histórico da Cidade de São Paulo.
Em 1988, na comemoração dos 80 anos de imigração japonesa no Brasil, o local foi batizado de Kinjo Yamato, nome escolhido para homenagear o primeiro imigrante japonês a se formar em Odontologia.
Hoje forma, junto com o Mercado Municipal, o Complexo Cantareira, os dois mercados compartilham de histórias em comum não só comercialização de produtos. durante a construção do Mercadão, foi utilizado como base de construção, e durante a Revolução Constitucionalista de 1932 o local foi utilizado como enfermaria, enquanto o Mercadão serviu como depósito de armas.
fonte: mercadokinjoyamato
fotos: okinawando camiloarts google


Nenhum comentário:

Postar um comentário