quinta-feira, 27 de abril de 2017

RODA DOS EXPOSTOS

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo



“Roda dos Enjeitados”, “Roda da Misericórdia” ou “Roda dos Expostos”
Formada em geral, por uma caixa dupla de formato cilíndrico, a roda foi adaptada no muro das instituições caridosas, com a janela aberta para o lado externo, um espaço dentro da caixa recebia a criança após rodar o cilindro para o interior dos muros.
A primeira que se tem noticias foi fundada em Portugal em 1498, na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em São Paulo oficialmente começa em 16 de novembro de 1876, quando Ariana da Silva Albuquerque foi deixada no meio da noite.

 A roda estava colocada na entrada principal do prédio na Rua Dr. Cesário Mota Júnior e posteriormente na Rua Dona Veridiana, onde ficou até sua desinstalação no ano de 1950
Porem alguns documentos atestam sua existência desde 02 de julho de 1825 e funcionou ate 20 de dezembro de 1950, quando Maria Assunta foi recebida e registrada em um livro com o número de 4.580, mas mesmo depois que a roda foi retirada de seus muros, a Irmandade de Misericórdia continuou a receber enjeitados até 26 de dezembro de 1960, sendo Glória Graciana Sampaio  o último registro, de número 4.696.

Os expostos nem sempre eram anônimos, ou desprovidos de reconhecimento por aqueles com quem convivia, em muitos assentos de batismo, aparecem os nome dos pais, que os pais/mãe deixavam escrito num papel junto com a criança quando os deixavam na Misericórdia. 
Noutros casos, os nomes aparecem à margem quando os pais voltavam para ir buscar, outras crianças, no caso de virem a ser baptizadas por quem as recolhia na roda, tomavam nomes de origem religiosa, como dos Santos, dos Anjos, de Jesus, etc.
Depois de a acolheram eram entregues a Seção de Lactantes que ficava no Hospital Central da Santa Casa e pagava às Amas de leite cerca de 30 mil Reis mensais, se por ventura as Amas se apegassem à criança e quisessem cria‐la, a Santa Casa oferecia um dote a essas mulheres, a partir de certa idade levaram ao Asylo dos Expostos Sampaio Vianna , fundado em 1896, e assim nomeado em homenagem ao benemérito Irmão João Maurício de Sampaio Vianna.(tratarei do asilo em outra postagem) 
Se tem registro de outras Rodas anteriores a de São Paulo, nas cidades de Salvador (1726) e a do Rio de Janeiro (1738).
fontes: santacasasp. wikipedia
fotos: santacasasp. almanaque cultural  Sy Essá portoarc.



Nenhum comentário:

Postar um comentário