Vila Penteado
Rua Maranhão, 88
O projeto da Vila Penteado foi encomendado em 1902, ao arquiteto sueco Carlos Ekman, para abrigar duas importantes famílias paulistas, a do fazendeiro, industrial e comerciante, Conde Antônio Álvares Penteado e a de seu genro, o engenheiro, empresário e político brasileiro, Antônio Prado Junior.
Considerado o primeiro edifício art nouveau paulista e seu melhor exemplar, de amplas proporções, a casa possui dois pavimentos além do porão, e ocupava extensa área com seus jardins, quadra de tênis, lago, cocheira e horta, com o acesso principal voltado para a Avenida Higienópolis.
Catorze dormitórios e várias salas, ao todo cerca de 60 cômodos, que se distribuem em torno do corpo central, ricamente adornado com materiais importados e pinturas decorativas.
Propriedade da família Penteado até 1947, o edifício foi doado à Universidade de São Paulo para sediar a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, que aí funcionou desde sua criação até 1969, quando se transfere para o campus da cidade universitária, atualmente, abriga o departamento de pós-graduação da faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
Tombado pelo Condephaat em 28/02/78,
fontes: cultura.sp fau.usp
fotos: usp. SlideShare panoramio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário