segunda-feira, 10 de abril de 2017

Edifício Rizkallah Jorge
Rua Rizkallah Jorge, esquina com a Avenida Prestes Maia

Construído, na dedada de 1940 em estilo neoclássico/eclético pela Cia Antárctica para abrigar o hotel de luxo "Pinguim" com 17 andares em 7472 m2 de construção.
São elementos originais do saguão, o piso, as colunas e as paredes em mármore de Carrara.
O nome do edifício é uma homenagem ao sírio Rizkallah Jorge, que em 1898 fundou a Casa da Bóia, na R. Florêncio de Abreu que em 2017 completa 119 anos.
Foi sede do Grupo Votorantim por 20 anos até ser vendido, nos anos 70, à Beneficência Portuguesa.
Nos anos 90 foi invadido por movimentos de moradia popular que ocuparam e negociaram com a prefeitura a reforma do edifício para que fosse revertido em moradias populares. 
Em 2001 foi vendido para a Caixa Econômica Federal que em parceria com a construtora Cury e a Prefeitura de São Paulo, realizaram a reforma das 167 unidades com área privativa entre 30 e 45 m², distribuídas sobre os 17 andares do prédio, e lançaram o Programa de Arrendamento Residencial (PAR), beneficiando a população com renda entre três e seis salários mínimos.
Tombado pelo Patrimônio Histórico, com a restauração, a fachada teve todos os elementos originais em bom estado preservados, recuperando-se a cor original, as janelas e portas de ferro e as ferragens antigas em bom estado.
fontes: acaolocalbrigadeirotobias prediosdesaopaulo
fotos: Pinterest designdeinteriores




Nenhum comentário:

Postar um comentário