domingo, 9 de abril de 2017

Palacete Riachuelo

Rua Doutor Falcão Filho, na esquina com a rua José Bonifácio

Começou a ser construído em 1925 e  terminado em 1929 e seguiu o projeto dos arquitetos Samuel das Neves e Cristiano Stockler das Neves, que foi executado pelo Escritório Técnico de Engenharia Luis Asson. 
Propriedade da Família Sousa Queiroz, grandes proprietários de terras em São Paulo, que também projetou diversas outras edificações, incluindo o Edifício Sampaio Moreira, de 1924, considerado o primeiro arranha-céu da capital paulista.
É um dos primeiros edifícios de apartamentos da América Latina, hoje, a parte térrea destina-se a lojas e serviços, o primeiro andar abriga uma mesquita, e os outros sete andares são residências particulares.
O Palacete Riachuelo apresenta características de influência neogótica inglesa e tem acabamento externo muito bem detalhado e acabado, com três fachadas: para as ruas Doutor Falcão Filho, José Bonifácio e para a alça da Avenida Vinte e Três de Maio, em 1976, o prédio correu risco de ser demolido por causa das obras do Metrô de São Paulo, que derrubou várias construções paulistanas, muitas delas históricas, como o Palacete Santa Helena, o Edifício Mendes Caldeira e o Cine República. 
A justificativa da Coordenadoria Geral de Planejamento, órgão municipal responsável pela construção do Metrô na época, foi que as obras abalariam as estruturas do prédio, causando danos e colocando em risco a segurança dos moradores, mas o prefeito Olavo Setúbal determinou a preservação do edifício e ordenou que o Metrô reforçasse as instalações do Palacete Riachuelo ao invés de colocá-lo abaixo. 
Os custos para manter o edifício foram de 12,5 milhões de cruzeiros, apenas 1 milhão a mais que o necessário para a desapropriação.
A Rua Dr. Falcão Filho foi se formando ao longo dos séculos XVI e XVII, ligando a Igreja de Santo Antônio à área do atual Vale do Anhangabaú, sendo conhecida como Travessa de Santo Antônio, em meados do século XIX, era nomeada como Ladeira Falcão por que ali morava o Dr. Clemente Falcão Filho, advogado influente da época.
Fonte: wikipedia
Fotos: Veja São Paulo São Paulo Antiga atribuna.




Nenhum comentário:

Postar um comentário