segunda-feira, 3 de abril de 2017

Sítio Santa Luzia
Rua Sóror Angélica, 364 - bairro: Santana

Construída no século XIX, em taipa de pilão e dotada de um pavimento, mais sótão, para uso residencial, e pertenceu à a Joaquim Eugênio de Lima. 
Sua fachada principal apresenta lateralmente blocos simétricos, com alpendres reentrantes tanto na elevação frontal como na posterior e telhado de duas águas, tal como outros exemplares bandeiristas do período. 
Reformas anteriores a 1917 substituíram o revestimento do piso e o forro de alguns compartimentos, em 1918, foram efetuadas subdivisões internas com paredes em alvenaria de tijolos e foram acrescentados 2 banheiros.
A ultima moradora Maria Augusta, tia Menina – como era conhecida por todos - uma senhora muito simpática e generosa, permitia que os vizinhos retirassem água da bica que lá existia. 
Um lugar encantador! Com 2000m2 repletos de árvores centenárias e uma casa construída em taipa de pilão, com mais de 200 anos, que foi moradia de bandeiristas e de Joaquim Eugênio de Lima, engenheiro responsável pela construção da Avenida Paulista. 

Após o falecimento de tia Menina, seu sobrinho e herdeiro, o Sr. Caparica, que quando criança havia brincado muito por lá, foi sensível à proposta de transformar o local em uma escola. 
Em 1982, o Sítio Santa Luzia foi tombado pelo CONDEPHAAT como patrimônio arquitetônico da cidade de São Paulo. esse é o cenário que abriga, até hoje, a Unidade de Educação Infantil da Escola Projeto Vida! 
fontes: cultura.sp .projetovida
fotos: .projetovida cultura.sp




Nenhum comentário:

Postar um comentário