terça-feira, 4 de abril de 2017

"Mirante do Jaguaré, ou o "Relógio do Jaguaré"
Rua Salatiel de Campos 

Com 28 metros de altura, o "Farol do Jaguaré"(erroneamente chamado por conta de sua arquitetura) foi construído em 1943, pelo arquiteto Henrique Dumont Villares, sobrinho de Santos Dumont.
Construída para ser o símbolo do bairro, situada em seu ponto mais alto, com vista panorâmica para vários pontos de São Paulo.
Henrique Dumont Villares apos uma visita a Holanda onde ficou encantado com uma torre semelhante, decidiu construir uma no bairro fundado por ele em 1935, o Jaguaré que é uma das poucas áreas da cidade que contou com planejamento urbanístico, dividido em áreas residenciais, comerciais e industriais, foram construídas 42 praças e também casas para os funcionários da S.A.Imobiliária Jaguaré de sua propriedade.
A deterioração do relógio e do seu entorno está ligada à decadência do bairro, que a partir da década de 1980, com a mudança ou mesmo fechamento de inúmeras industrias, mas essa situação está aos poucos mudando, graças aos novos acessos a algumas das principais rodovias do Estado.
Em 2004, foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico.  
A SAJA (Sociedade Amigos do Jaguaré) realizou as reformas necessárias, pintando a torre do relógio e remodelando o jardim da praça, e agora aguarda que a prefeitura a conclua.
fonte: sp360.com
fotos: estadao. ytimg





Nenhum comentário:

Postar um comentário