domingo, 9 de abril de 2017

Hotel Excelsior

Cine Ipiranga
Avenida Ipiranga, 770

Construído em 1943. Foi idealizado e projetado pelo arquiteto Rino Levi, assim como o Cine Ipiranga, cinema que se localizava na parte de baixo do prédio de 22 andares, é uma construção tipicamente modernista e foi idealizado durante a intensa verticalização e urbanização paulista da primeira metade do século XX.
A construção arrojada principalmente pelo desafio que foi construir 21 andares em cima do salão de exibições – localizado no primeiro andar -, algo até então novo.
Com 22 andares e cinema que abriga 1000 pessoas, o edifício é constituído de dois volumes, sendo o superior, que abriga o hotel, mais estreito e recuado com relação ao volume inferior, com composição mais simples. 
O prédio está implantado nos limites do lote que mede 1723,23m, dos quais 1709m estão construídos, voltado para a Avenida Ipiranga, tem como vizinhos dois sobrados, em ambos os lados, o que proporciona uma boa visualização dos dois lados, assim como um bom panorama para os clientes hospedados.
Estruturalmente o projeto realizou um grande esforço no sentido de permitir a sobreposição da torre de apartamentos sobre a sala de espetáculos sem interferência do apoio da estrutura no espaço, vigas de grandes dimensões exercem a transição de modo a evitar colunas na sala de cinema, que é composta por uma plateia e dois balcões antecedidos por amplo saguão com escadas grandiosas.
Detalhes ornamentais, luminárias, painéis marcam momento de grande importância das salas de cinema, grandiosas e cenográficas. 
Embora o apuro nos detalhes  estes vinculados à estética divulgada na própria produção cinematográfica hollywoodiana dos anos 1940, esses elementos pertencem a uma ordem geometrizada, de linhas puras que estará presente em toda a produção do arquiteto.
Tombado pelo CONDEPHAAT em 12 de Maio de 2014.
Rino Levi fez parte de seus estudos na Itália, onde teve aulas com Marcello Piacentini arquiteto oficial do governo fascista, mas não seguiu a orientação de seu mestre sempre foi mais modernista, conhecido por seus desenhos de ângulos retos e rígidos, embora se encontre traços de Piacentini em algumas de suas obras.
fontes: wikipedia cultura.sp
fotos: Matheus Bianezzi SkyscraperCity ARCOweb Hagop Garagem google





Nenhum comentário:

Postar um comentário