quinta-feira, 6 de abril de 2017

Freguesia do Ó

A região da Freguesia do Ó foi povoada em 1580, quando o bandeirante Manuel Preto tomou posse do lugar com sua família e índios escravos, seu primeiro nome Citeo do Jaragoá e suas terras incluíam o Pico do Jaraguá, além das terras correspondentes aos atuais bairros de Pirituba e Limão.
Em 1610, Manuel e sua esposa, Águeda Rodrigues solicitaram à sede da paróquia autorização para erguer uma capela em honra de Nossa Senhora do Ó, que deu nome ao lugar, despacho favorável em 29 de Setembro de 1615, iniciaram a construção da capela dedicada à virgem sob a denominação de Nossa Senhora da Esperança ou da Expectação.
Em 1796, foi inaugurada a nova igreja dedicada à Virgem do Ó, construída onde hoje se situa o "Largo da Matriz Velha", e se tornou Paróquia pelo alvará de constituição de 15 de Setembro de 1796, concedido pela Rainha de Portugal.
Na região se plantava Cana de Açúcar, principalmente para a produção de aguardente. Inúmeros alambiques asseguravam a produção de fina cachaça, conhecida como "Caninha do Ó"
O bairro foi por muitos anos, considerado como pertencente ao chamado "Cinturão Verde" da Capital Paulista, e com a construção da Ponte da Freguesia do Ó, na década de 50, o distrito foi conectado à cidade.
fonte: wikipedia
fotos: .cantareira estadao pinimg Folha Noroeste gestaourbana.prefeitura.sp





Nenhum comentário:

Postar um comentário