segunda-feira, 24 de abril de 2017

Estádio Armando de Salles Oliveira

 Cidade Universitária

Construído em 1961, e o quinto estadio em capacidade de publico perdendo apenas para a Arena Corinthians, Morumbi, Pacaembu e Allianz Parque.
Quanto à solução arquitetônica do estádio, o arquiteto Ícaro de Castro Mello em colaboração com Alfredo Paesani, buscou utilizar o formato de um anfiteatro para as arquibancadas, devido a sua eficiência do ponto de vista da insolação e visibilidade.
Com capacidade para 35.000 pessoas em uma arquibancada dividida em dois níveis, um campo de futebol e uma pista de atletismo com 400 m de extensão (projetada com três raios de curvatura), que exigia um afastamento maior das arquibancadas em relação ao campo.
O projeto do complexo esportivo, no qual o estádio se insere, recebeu diversas alterações durante seu processo de execução, e o que se vê hoje, são apenas fragmentos do plano original, uma vez que muitos dos elementos previstos não foram construídos.
Estavam previstos, sob as arquibancadas, vestiários e salas de apoio e, no nível mais alto do conjunto, visualizando todo o campo, locais de imprensa e tribuna de honra, mas mesmo as salas de apoio sob as arquibancadas foram destinadas a outros usos, não previstos no projeto original, como aulas de dança e outras atividades recreativas, e além disso, os espaços previstos no alto da arquibancada para a imprensa e camarotes não foram construídos.
O projeto teve sua importância aumentada quando ficou determinado que seria destinado para a realização dos Jogos Pan-americanos de 1975, e foram construídos quadras cobertas, velódromo e pista de atletismo, mas um surto de Meningite em 1974, obrigou a transferência da competição para a Cidade do México, e as obras foram abandonadas.   
Hoje o espaço e usado para feiras de profissões e treinamento e sob parte das arquibancadas e usado para dormitório para estudantes de baixa renda enquanto não conseguem vagas no Crusp conhecido como Favelão.
O estádio foi usado na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 1988, sendo que o jogo da final foi disputado no dia 24 de janeiro de 1988, entre Nacional-SP 3 x 0 América-SP, sendo assim o Nacional campeão.
fontes: ultimadivisao wikipedia saopauloinfoco
fotos: nilodias ultimadivisao google



Nenhum comentário:

Postar um comentário