quarta-feira, 5 de abril de 2017

Colégio Batista Brasileiro

Rua Dr. Homem de Melo, 537

Fundado em 1902 por missionários americanos, comprado por 3 mil dólares, de uma senhora Presbiteriana, na época uma pequena escola com 32 alunos, na Alameda dos Bambus,(Avenida Rio Branco).
Transferido para o Largo dos Guaianazes,  (Praça Princesa Isabel).
Em 1922, a organização missionária americana, Junta de Richmond, transferiu para os brasileiros da Convenção Batista Brasileira toda a administração do colégio, bem como a responsabilidade pela conclusão das obras do novo edifício, iniciado com recursos obtidos junto a batistas do Texas.
Em 1923, o prédio foi finalmente inaugurado no bairro de Perdizes, permitindo a transferência definitiva para estas instalações.
Ao lado de outras instituições de ensino criadas por americanos e ingleses na cidade, notadamente os protestantes, o colégio foi responsável, no início do século, por algumas mudanças de paradigma no ensino, como a eliminação das punições corporais e métodos de ensino silencioso, que a escola americana Mackenzie já havia sido pioneira em instituir.
Tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo em 2013.
Personalidades que foram seus alunos: o empresario Stephen Kanitz, arquiteto Roberto Loeb, o jogador Kaká, a atriz Tânia Khallil.
Fonte: wikipedia
Fotos: estacoesferroviarias pozati.com pinimg.com google





Nenhum comentário:

Postar um comentário