quarta-feira, 5 de abril de 2017

Hospital Umberto I

Hospital Matarazzo
Alameda Rio Claro- Bairro da Bela Vista

Construído em 1904 por Francesco Matarazzo, em um terreno de 27 419 mil metros quadrados no bairro da Bela Vista
Società Italiana di Beneficenza foi a entidade mantenedora do Hospital Matarazzo – Umberto I desde sua criação até 1986, essa associação foi constituída em 1878, pouco antes do inicio da imigração italiana na cidade de São Paulo e também há apenas oito da data que simboliza a unificação italiana. 
A criação da Società Italiana di Beneficenza, foi fruto da iniciativa dos poucos italianos que residiam em São Paulo e seu primeiro presidente foi o Dr. Ignazio Bertoldi, e tinha como objetivo a prestação de assistência à saúde para os imigrantes italianos e seus descendentes no Brasil.
Em 1881 a Società adquiriu um terreno para construção do hospital, hoje na esquina da Rua Major Diogo e São Domingos, no Bairro do Bexiga.
Em junho de 1885 foi iniciada a construção e concluída em 1892, mas a comunidade italiana mobilizava-se para a viabilização da construção de um novo hospital, destacam-se Rodolfo Crespi, Egidio Pinotti-Gamba, Emídio Falchi e o Conde Matarazzo, e um terceiro terreno foi comprado (primeira escritura datada de 1902) nas proximidades da Avenida Paulista e lá se inaugurou, em 14 de agosto de 1904, o novo hospital e passa a se chamar, Società Italiana di Beneficenza in San Paolo Ospedale Umberto I, em seu primeiro ano de funcionamento o Ospedale Umberto I registrou a internação de 710 doentes, sendo 85 pensionistas e 626 indigentes, no ambulatório foram realizadas cerca de 6.956 consultas médicas.
ArquiteturaPavilhão Administrativo e Antigo Hospital do italiano Andrea Palladio, Capela de Santa Luzia, Giovanni Batista Bianchi.
 “A saúde dos ricos para os pobres” o complexo teve seu apogeu e decadência no século XX. Em 1943, foi inaugurada a Maternidade Condessa Filomena Matarazzo, criada especialmente para o parto da filha do conde Matarazzo. 
Na década de 1950, o hospital Umberto I chegou a ter 500 leitos, nos anos 1970, passou a ser considerado como referência na formação de médicos. 
O complexo firmou convênio com o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps). 
A maternidade chegou a ser considerada a melhor da América do Sul, e durante muito tempo foi o único complexo hospitalar que atendia o Sistema Único de Saúde (SUS).
Tombado em 1986 pelo CONDEPHAAT.
Foi a falência e ficou fechado desde 1993 e, em 1996, foi comprado pela Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ).
Em 2011, o imóvel foi adquirido pelo grupo francês Allard e está em processo de restauração cuja previsão de abertura é para meados de 2018. Além da reforma das edificações pré-existentes, haverá a construção de um complexo de luxo, com sede do hotel seis estrelas da rede Rosewood, o primeiro do tipo na América Latina, residências, escritórios, shoppings e áreas para uso comercial.
fonte: Wikipedia
fotos: Lê MD folha.uol. Defender Iba Mendes:





Nenhum comentário:

Postar um comentário