domingo, 2 de abril de 2017

Castelinho da rua Apa

Rua Apa com a Avenida General Olímpio da Silveira, ao lado do Minhocão.

Construído em 1912, nos moldes de castelos franceses medievais e foi residencia da família Dos Reis até 1937: Luiz M. Gonçalves, o pai, Maria Cândida Guimarães dos Reis, a mãe, Armando César dos Reis e Álvaro dos Reis, os filhos. 
Luiz faleceu dois meses antes da noite de 12 de maio de 1937, quando Maria Cândida, de 73 anos, e seus dois filhos, Álvaro, de 45, e Armando, de 43, foram encontrados mortos ao lado de uma pistola automática Parabélum calibre 9, crime até hoje não esclarecido, a versão divulgada pela polícia dois dias após o ocorrido é de que Álvaro teria atirado na mãe e no irmão e, depois, se suicidado.
A discordância seria o uso do dinheiro da família  Álvaro queria construir um ringue de patinação no gelo, mãe e irmão achavam melhor manter o cinema que eles tinham no centro de São Paulo. 
Mas os legistas afirmaram que o autor dos disparos seria Armando pois dizem ter achado pólvora em suas mãos, e também a disposição dos corpos um ao lado do outro não condiz com suicídio apos assassinato.
Além disso, as balas encontradas na mãe são de outro calibre, ou seja, ela teria sido morta com outro revólver, o qual nunca foi encontrado.
Como não sobrou herdeiro para o castelo ele passou a ser propriedade do Governo federal, sendo parte do patrimônio do INSS.
De 1937 ate 1982 não se tem registro do uso que se fez do imóvel, e a partir dai até 1991 serviu de deposito para catadores de papelão, quando foi aberto processo de tombamento que se efetivou em 2004.
Desde 1996 a ONG Clube das Mães do Brasil tem a concessão para utilização do local, e o restauro iniciou se em 2015, além de seu valor histórico e cultural, o Castelinho e conhecido por ter abrigado uma tragédia familiar na década de 1930, o que dá ao Castelinho um clima de mistério e local mal assombrado, tendo por isso estampado páginas de jornais, revistas e aparecido, inclusive, na televisão, e virou livro em 2015.
O restauro foi feito as custa do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos - FID ligado a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e uma contrapartida do Clube das Mães.
fonte: wikipedia
fotos: Urbano Canoas Monica Kaneko Tatianaluz São Paulo Antiga pinimg. ytimg







Nenhum comentário:

Postar um comentário