segunda-feira, 27 de março de 2017

Angélica, Antônia e Veridiana

Dona Angélica, Dona Antônia e Dona Veridiana são nomes que não apenas marcam a história da cidade de São Paulo como marcam a própria ocupação das adjacências da atual Avenida Paulista. Foram mulheres de tradicionais famílias aristocratas.

Maria Angélica de Sousa Queirós, Veridiana Valéria da Silva Prado,  Maria Antônia da Silva Ramos as três senhoras fundadoras do bairro de Higienópolis, a partir dos altos de Santa Cecília,  bairro que foi ocupado em seu início por chácaras e ricos palacetes da elite, mais tarde demolidos para darem lugar a edifícios residenciais em sua grande maioria.

A Avenida Angélica trata-se de uma referência a Dona Maria Angélica de Sousa Queirós, situando-se seu palacete na esquina com a Alameda Barros, posteriormente demolido.

A Rua Dona Veridiana, refere-se a Dona Veridiana Valeria da Silva Pradoseu palacete, em estilo europeu francês, com material totalmente importado, ocupando uma grande área, desde a antiga Rua de Santa Cecília (atual Rua Dona Veridiana) até a atual Avenida Angélica.

Rua Maria Antônia, refere-se a Dona Maria Antônia da Silva Ramos, que possuía no local uma chácara que não possuía casa sede, e residia na Rua de São João.
Em 1874, ela vendeu parte da área ao reverendo Chamberlain por 800 mil réis e que seria futuramente o campus da Universidade Mackenzie.
Fonte: minasprogramam.
fotos: minasprogramam.
Palacete de D. Veridiana








Um comentário: