sexta-feira, 10 de março de 2017

Liga Solidária

Liga das Senhoras Católicas de São Paulo

10 de outubro de 1920, A Liga inicia seus trabalhos sociais como Liga das Mães Católicas de São Paulo, em 2 de dezembro de 1922, formalizada oficialmente a Liga das Senhoras Católicas de São Paulo que no inicio do ano seguinte começam a se reunir na residencia da Sra. Germaine Buchard na Rua Líbero Badaró, nº 87.
8 de julho de 1924 Inauguração da Escola de Economia Doméstica, que posteriormente passou a se chamar Escola de Educação Doméstica.  um terreno é adquirido à Rua da Assembleia, nº 33,através de doações dando início às atividades. A proposta da escola inclui a implantação de dois setores:
1º Setor – voltado para as moças da sociedade, futuras mães de família e donas de casa;
2º Setor – para as empregadas domésticas que necessitavam de uma instrução básica para os conhecimentos técnicos das funções que exerceriam em casas das famílias paulistanas.
A partir de 1950, passou a se chamar Instituto Santa Amália e hoje o Colégio Santa Amália.
Em outubro de 1924  Abertura do Externato Frei Galvão,  anexo à Escola de Economia Doméstica, na Rua da Assembleia, nº 33, para atender jovens analfabetas.
8 de maio de 1926 Inauguração do Restaurante Feminino nos baixos do Viaduto do Chá-Vale do Anhangabaú. 
1931,Inauguração do Dispensário de Pediatria São José, anexo à Escola de Economia Doméstica, à Rua Alexandre Levy, nº 87, Cambuci, para que suas alunas pudessem exercitar as noções teóricas dos Cursos de Puericultura e Enfermagem Caseira
9 de julho de 1932 Deflagrado o Movimento Constitucionalista, a Liga assume sua posição junto ao Governo do Estado. Organiza-se em comissões que funcionaram de 14 de julho a 3 de outubro. Por meio da Seção de Costura, Seção de Refeições, Seção de Assistência Médica às Famílias de Combatentes e Seção de Serviço de Retirantes. Nesse período, a Liga assiste 10.000 famílias. Com o fim da Revolução, em 15 de outubro de 1932, é instalado o Departamento de Assistência às Vítimas da Revolução, que funciona com três seções: mutilados, órfãos e viúvas, que funcionam até 30 de dezembro de 1948, quando os últimos assistidos atingem a maioridade.
1934 a Liga arrenda a Chácara Vila Albertina, Freguesia do Ó, na qual estava instalado um seminário para a internação de crianças menores, a administração do asilo foi entregue às Irmãs de São Vicente de Paulo.
22 de dezembro de 1937 Inauguração oficial da Cidade dos Menores na Chácara Monte Alegre, com 54 alqueires situados em Itapecerica da Serra, caminho de Cotia. doação do casal Bráulio Silva, Educandário Dom Duarte, em homenagem ao fundador da Liga, Dom Duarte Leopoldo e Silva.
Somente a partir de 2004 passa a aceitar a inclusão de meninas no Abrigo do Educandário para atender aos princípios o Estatuto da Criança e do Adolescente, projeto dos engenheiros Anhaia Mello, Anésio Amaral e Edmur Sousa Queiróz, construído pelos engenheiros F. Palma Travassos e Francisco Azevedo.
1946, os serviços do Restaurante Feminino também aos jovens(Rapazes) empregados no comércio e escritórios do centro de São Paulo.
1950, O terreno  do Colégio Santa Amália é vendido para a empresa Pirie-Villares e  sua transferência para a Av.Jabaquara, nº 1681 (antigo Sanatório Charcot), 
1962, A Liga é a primeira organização a ser contemplada com o Certificado de Entidade de Fins Filantrópicos, fornecido pelo Conselho Nacional do Serviço Social, segundo a Ata 1064, de 26/09/1962, p. 55.
2009, A Liga Solidária recebeu, novamente, o selo “Organização Parceira 2009/2010″ do Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP). O selo é concedido às organizações que mantém uma parceria ativa com o CVSP e oferecem um programa de voluntariado atuante e transformador.
Quem quiser conhecer mais da Liga acessar: http://www.ligasolidaria.org.br/nossa-historia
fonte: ligasolidaria.
fotos: Abril.  ligasolidaria



Nenhum comentário:

Postar um comentário