quarta-feira, 22 de março de 2017

Grandes Moinhos Minetti Gamba

Rua Borges de Figueiredo, nº. 300 e 510

No Arquivo Histórico do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) consta que os imóveis foram construídos no ano de 1909, pela Sociedade Anônima Casa Vanorden,  dona da propriedade na época. 
O projeto do arquiteto Jorge Krug,passou por três grandes reformas e projeto de expansão no local, com liderança de Augusto Fried, em 1912, João Grass, em 1916, e Antonio Ambrogi, em 1928. e o local teria abrigado inicialmente os escritórios da empresa, além de uma indústria gráfica.
Egídio Pinotti Gamba, pediu à Prefeitura para que pudesse construir ali uma fábrica de tecidos, pois a Mooca era um dos bairros com baixo custo e que tinha a facilidade de ser próximo de uma ferrovia.
Mas muda sua decisão e solicita à Prefeitura de São Paulo um projeto de ampliação e modificação do local, já que a Casa Gamba & Cia, nome inicial da empresa de Egídio Pinotti Gamba, gostaria de construir ali um moinho de trigo e arroz, após o pedido, a razão social se alteraria para Grandes Moinhos Gamba SA.
Aos poucos, os Grandes Moinhos Gamba passaram a se apropriar de outras empresas no local, e adquirem o terreno da Standard Oil, da Casa Vanorden e e Duchen.
Entre 1917 e 1918 foram instaladas outras obras no local, como um galpão para refinação de açúcar.
Documentos históricos costumam causar confusão em relação às propriedades pertencentes aos Grandes Moinhos Gamba e as Indústrias Minetti, no entanto, as duas empresas acabam se fundindo no ano de 1934 e formando um só grande grupo empresarial, suas intensas atividades comerciais levaram, inclusive à introdução de um ramal da São Paulo Railway no interior da propriedade para escoamento da produção. 
Entre os principais produtos no mercado estavam as farinhas Maria e Savóia,  o sabão Negrinho e o óleo vegetal Sublime.
O grande grupo empresarial formado pelos Grandes Moinhos Gamba e as Indústrias Minetti se desintegrou na década de 60. Com isso, as propriedades voltam a ser desmembradas em diversas pequenas empresas, o Grupo Bunge  adquiri uma parte da Minetti em 1950 e o manteve ate 1970 quando o vendeu  ao empresário húngaro naturalizado brasileiro Péter Murânyi com sua morte o local passou a pertencer a uma fundação que levava seu nome, até que, em 1994, após abandono, o espaço foi alugado pela Moinhos Eventos, que transformou o local em uma casa noturna e de lazer,
Tombado em 2007, pelo CONDEPHAAT, se encontram atualmente em estado de abandono, após o encerramento do contrato de aluguel da Moinhos Eventos Ltda, no ano de 2013 , os portões do patrimônio histórico foram trancados, é possível ver cadeados nas portas principais, janelas e telhas quebradas, pichações, e crescimento de vegetação nas paredes do lado externo.
Fonte: wikipedia cultura.sp
fotos:  wikipwdia uol.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário