sexta-feira, 17 de março de 2017

Vila Itororó

Rua Martiniano de Carvalho, 265 no bairro da Bela Vista.
Construída entre 1922 e 1929, com topografia irregular e sem um estilo arquitetônico definido, pelo empreiteiro e comerciante português Francisco de Castro, com a proposta arquitetônica "de ocupação do espaço público pela comunidade".
As três casas sobrepostas que formam a vila são sustentadas por colunas adquiridas quando da demolição do antigo Teatro São José, que ficava no local onde, hoje, existe o Shopping Light (Edifício Alexandre Mackenzie).
As janelas redondas que adornam o palacete principal, com vitrais que representavam as bandeiras de diversos países, assim como as cariátides e esculturas de deuses gregos presentes na vila, podem ter vindo da mesma demolição ou de outros edifícios demolidos, as passarelas originalmente eram feitas de madeira, mas ao longo dos anos foram trocadas por passarelas de concreto, qualificadas como "modernismo deteriorante" pelo Jornal da Tarde em 1984.
O riacho Itororó  que passava por ali, e deu o nome a vila foi canalizado e dentro da vila, foi construída a primeira piscina privada de uso público em São Paulo, hoje desativada, ainda funcionava nos anos 1980, como parte do clube Eden Liberdade,
O local, no início considerado "fino", foi invadido na década de 1940, aos poucos, transformou-se em cortiço e, já nos anos 1970, estava em processo de degradação, Castro teve seu patrimônio tomado por credores, que doaram a vila ao Hospital Beneficente Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) por volta de 1950,
A área foi declarada de utilidade pública pela prefeitura em 2006, em agosto de 2009, a Justiça paulista decidiu que a Secretaria de Estado da Cultura deveria tomar posse do terreno. e o governo estadual pagou à fundação oito milhões de reais pelo imóvel.
Em setembro de 2011, 86 famílias foram retiradas, completando-se a desocupação com a saída das outras 18 famílias em outubro.
Tal qual em 1978, o projeto previa transformar a vila em um polo cultural, com cinema e biblioteca, desta feita administrado pela prefeitura, e tinha previsão de início de obras para 2011, mas o registro das construções só começou a ser feito em 20 de dezembro, com a demolição dos "puxadinhos" prevista para ser iniciada na semana seguinte, mas, em setembro de 2012, ainda havia cinco famílias morando no local.
Em abril de 2015, a vila foi aberta ao público, para que sua reforma fosse acompanhada por meio de visitas com monitores, a previsão então era de que a vila fosse reaberta parcialmente reformada em 2016 e totalmente em 2018, enquanto a reforma estivesse ocorrendo, estavam previstos exposições, seminários, oficinas e outras atividades culturais, a ser realizadas em um galpão anexo, localizado na Rua Pedroso.
fonte: wikipedia
fotos: Rodrigo.Argenton São Paulo Antiga abrilvejasp leite-com






Nenhum comentário:

Postar um comentário