terça-feira, 21 de março de 2017

 Grupo Escolar São José

 Avenida Nazaré com Rua Moreira de Godói,  Ipiranga

O surgimento do Grupo Escolar São José, segundo Maria Angelina V. de A. Franceschini em seu livro Conde José Vicente de Azevedo - Sua Vida e Sua Obra, é consequência da construção Internato Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga, já que o Grupo foi formado em 1924 num cômodo do Internato e surgiu quase no mesmo período que o Educandário Sagrada Família e do Noviciado Nossa Senhora das Graças. Para que esse projeto saísse do papel, o Conde José Vicente de Azevedo solicitou o auxílio de Carolina Ribeiro, respeitada educadora paulista na época.
O projeto original do prédio é datado de 1891 e atribuído a Ramos de Azevedo, ele não incluía grades, mas elas foram inseridas posteriormente para evitar que as crianças saíssem correndo direto para a rua após o período de aulas, foi inaugurado em meados de 1926, já que, devido a grande procura de vagas ainda sob o teto do Internato Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga foi necessária a construção de um prédio próprio.
Entre 1924 a 1926, o grande aumento do numero de alunos fez com que se tornasse necessária a construção de um prédio próprio, a localidade escolhida foi na esquina das atuais Av. Nazaré e a Rua Moreira de Godói, a antiga colina e chácara do Ipiranga, constitui uma primeira configuração e formação da tradicional avenida do bairro.
O edifício é um patrimônio histórico tombado pelo Conpresp, edifício do grupo deixou de funcionar em 1959, sendo os alunos transferidos para outro prédio.
fonte e fotos: wikipedia (Mateus Carreira) google maps




Nenhum comentário:

Postar um comentário