terça-feira, 7 de março de 2017

Família Jafet

Em 1887 chega ao brasil Benjamin Jafet, iniciando a saga da família no país, antes de vir para o Brasil em um navio à vela,  Benjamin solicita a um amigo a compra de um carregamento de tecidos, camisas, pentes, perfumes e outros produtos, com o intuito de revender no país.
Com a venda dos produtos, três anos depois abriu um loja, que era tão pequena que não tinha nome, uma pequena casa de comércio na Rua 25 de Março, no ano de 1888, chega ao Brasil seus irmãos Basílio Jafet e João JafetNami Jafet só veio em 1893, esse era o mais velho dos irmãos e também mais respeitado, já que tinha formação superior em Artes e Ciências, como primeiro aluno de sua turma pela Universidade Americana de Beirute. Nami foi responsável por alavancar a trajetória da família. 
Os irmãos, de personalidades e interesses diferentes, foram sócios toda a vida, e os motivos que os levaram a imigrar foram distintos e a trajetória no Brasil também, Basílio e Benjamim foram mascates, já João participava dos negócios da família sem se envolver, enquanto Nami e Miguel Jafet foram os intelectuais.
As metodologias e práticas utilizadas pela família Jafet são descritas em manuais de marketing e nos cursos de administração de empresas até hoje. entre todos os feitos das melhorias implantas, pode-se afirmar que os irmãos Jafet colocaram em prática, de certa forma, o comércio varejista, criando parâmetros que até hoje são comumente empregados.
Todas as possibilidades de negociação, como a troca para quem não tinha dinheiro, podendo trocar café, ouro, fumo ou outros produtos negociáveis, para os que não disponham de dinheiro ou material para troca podiam comprar a prazo, numa espécie de abertura de crédito que facilitava a vida dos clientes, algo desconhecido no mercado naquele momento.
Mantinham um alto padrão de atendimento, essa experiência no trato com o cliente foi adquirida por Basílio e Benjamim enquanto foram mascates, e isso ajudou também na escolha dos produtos a venda.
A loja se desenvolveu muito e Nami disse: – "Nós somos muitos aqui vamos fazer uma indústria". 
Com a  Fiação, Tecelagem e Estamparia Ypiranga Jafet S.A. veio também o progresso da família, um primeiro lote de 6 mil metros quadrados, entre as ruas Manifesto, dos Patriotas, Sorocabanos e Agostinho Gomes foi sendo ampliado com novas aquisições até ocupar uma área de 100 mil metros quadrados. 
Como o acesso era difícil e o bairro do Ipiranga era praticamente desabitado, eles decidiram também ir morar na região, praticamente toda família Jafet, que construiu palacetes inspirados na arquitetura europeia e mourisca em extensas áreas verdes e que muitas vezes recebeu material importado para a sua construção ou decoração.
Durante a Primeira Guerra Mundial, quando a importação de produtos Europeus foi interrompida, que a família passou a lucrar ainda mais, devido ao fortalecimento do mercado doméstico, o que fez com que eles se tornassem referência para a colônia Sírio-Libanesa instalada no Brasil.
Na década de 1940  a família começa a se envolver com a política e  tornam-se próximos de Adhemar de Barros e Getúlio Vargas e passam a colaborar financeiramente para a campanha do ex-presidente. que comete suicídio em 1954 e essa reviravolta fez com que sofressem cortes de crédito. A decadência empresarial da família, cujas formas de produção tornaram-se ultrapassadas após a Segunda Guerra Mundial, acelerou ao ponto que os levaram a concordata em 1965,
Na década de 1910 a família passou a praticar filantropia, fazendo grandes doações para o Hospital Sírio-Libanês  fundado em 28 de novembro de 1921, em uma reunião na casa de dona Adma Jafet. Quem retomou o projeto, no entanto, foi sua filha Violeta Jafet, pois Adma faleceu no ano de 1956.
Também participaram da criação do Clube Atlético Monte Líbano, o Clube Atlético Ypiranga e o Esporte Clube Sírio. Contribuíram com doações significativas para o Hospital Leão XIII (hoje São Camilo).
Os Jafet se preocuparam com o desenvolvimento da educação e da cultura da cidade de São Paulo, doaram um prédio que compõe o Instituto de Física da USP, o Edifícios Basílio Jafet. 
Também doaram diversos quadros de célebres pintores europeus ao Museu de Arte de São Paulo, Assis Chateaubriand mantinha ligações com Basilio, Adma, Ricardo e Gladstone.
fonte: vikipedia
fotos: vikipedia Davidjcartum Ggiodice Thiago Tassi Clemente Lsantanadlemos Victor Coelho 






Nenhum comentário:

Postar um comentário